RADAR DAS REFORMAS
Senado aprova nova lei do gás com mudanças no texto
O Senado aprovou, na tarde desta quinta-feira (10), o novo marco regulatório do Gás Natural. No entanto, o texto oferecido pelo relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), trouxe alterações em relação ao que foi aprovado na Câmara e, por isso, deverá voltar à Casa para que as mudanças sejam ratificadas ou rejeitadas. A principal dela é a criação de usinas termelétricas inflexíveis — que não nunca desligam — na Floresta Amazônica. Entenda.
STF dá decisão a favor dos supersalários
Na última sexta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter uma decisão que igualou o teto de remuneração de juízes federais e estaduais. Segundo cálculo do head de Inteligência Técnica do CLP, Daniel Duque, a decisão resulta em um custo extra de R$ 132 milhões por ano aos cofres públicos.
A decisão do STF acontece uma semana depois de representantes do movimento #UnidosPeloBrasil entregarem para mais de dez parlamentares a petição pelo fim dos supersalários no setor público. O documento defende a tramitação do PL 6726/2016, que impõe travas ao pagamento dos penduricalhos que fazem com que parte da elite do funcionalismo receba remunerações superiores ao limite de R $39,2 mil. Conheça a petição!
Eleição para a presidência do Congresso trava reformas
Em meio à disputa da presidência da Câmara e do Senado, os parlamentares não avançaram em pautas importantes para o curto prazo, entre elas, as reformas Administrativa e Tributária, além da PEC Emergencial. Na última quarta-feira (9), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a falar em convocar sessões da Casa durante o recesso. Leia.
Após reforma da Previdência, aposentadoria de servidores cai 63,4% em 2020
Um ano após a promulgação da reforma da Previdência, a quantidade de aposentadorias de servidores públicos federais caiu 63,4% e alcançou o nível mais baixo desde 2008. A queda em 2020 pode estar relacionada com o alto número de aposentadorias em 2019. Saiba mais.
|