Search
Close this search box.

Coisa Pública: Como o ESG está cruzando a barreira do setor privado?

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 09 de julho de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida

Coisa Pública

Acontece na gestão pública

O ESG chegou ao setor público e a sustentabilidade se consolidou como fator de atratividade e financiabilidade para organizações, projetos e políticas públicas. O movimento está alcançando as gestões governamentais e o desenvolvimento sustentável dos territórios se estabeleceu como diferencial competitivo para a alavancagem de recursos em nível municipal, estadual e federal.

Para o diretor de Operações do CLP, Tadeu Barros, o Estado brasileiro é um aliado indispensável na luta contra os obstáculos que impedem o crescimento sustentável do país. Em sua coluna para o InfoMoney, ele afirma que os entes governamentais possuem uma grande oportunidade para aproveitar o movimento global por melhores práticas de governança, assumindo uma postura proativa. Você pode ler o artigo aqui.

E para falar sobre políticas públicas de sustentabilidade ambiental, o podcast Coisa Pública conversou com o Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, e da Alice Silva Pereira Hagge, representante da Rede de Líderes de Meio Ambiente do CLP. Você já ouviu o episódio? Se não, clique aqui para acessar.

Coisa Pública + 

*|PRIMEIRO_NOME|*, antes de continuar, compartilhe essa newsletter com seus amigos e faça pontos em nossa Comunidade. A sua indicação é muito importante para conseguirmos ampliar o debate público e nos conectar ainda mais com quem acredita em um Estado Democrático de Direito. Nós confiamos no poder da rede!

Quero fazer parte →

Radar das Reformas

Nesta quarta-feira (7), a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o requerimento de urgência do projeto que acaba com os supersalários do setor público, o PL 6726. Agora, a expectativa é que o projeto seja votado na próxima terça-feira (13). Segundo um estudo feito pela Inteligência Técnica do CLP, o projeto pode trazer uma economia de R$ 2.6 bilhões para as contas públicas.

Um pouco mais cedo… a Câmara dos Deputados aprovou o PL das Debêntures por 412 votos a 11, e 1 abstenção. A proposta dá incentivos fiscais para os emissores de debêntures, permitindo que estabeleçam remuneração mais alta para quem comprá-los. Para saber mais sobre o projeto, que o CLP realizou para debatê-lo com o relator do PL, o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

Soluções Públicas

Duas oportunidades bem bacanas… para você que quer ampliar o seu conhecimento. Primeiro, a turma MobiliCAMPUS, que está com as inscrições abertas para a sua última turma de 2021. Serão oferecidas 500 vagas para os interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em mobilidade urbana sustentável. Todos os cursos são gratuitos e com emissão de certificado, e as inscrições abertas até a próxima segunda-feira. Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Já a Apolitical está oferecendo um seminário online sobre os princípios fundamentais da agilidade no serviço público. Você descobrirá como os princípios ágeis estão sendo usados nos governos do mundo todo, e como você pode introduzir metodologias ágeis em sua organização. O seminário também é gratuito, em inglês e acontecerá na quarta-feira (14). Clique aqui para saber mais e se inscrever.

E para auxiliar os gestores públicos locais, o Observatório Covid-19 BR lançou a campanha InformarPrevenirSalvar, com materiais, esclarecimentos sobre vacinação e transmissão, e dados para basear a tomada de decisão e políticas públicas. Além de documentos de utilidade aos municípios, foi lançado o Guia de Orientações aos Agentes Comunitários de Saúde. Você pode acessar todos os materiais aqui.

A semana em números 

2,6 bi

podem ser economizados com a aprovação do PL dos Supersalários

5%

a menos de mulheres, pretos, pardos e indígenas seriam eleitos se o distritão estivesse implementado

ranking de medidas de ESG para estados brasileiros é do CLP

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas