Search
Close this search box.

Coisa Pública: Novos prefeitos entram na corrida pela vacina

 

15 DE JANEIRO DE 2021

destaques

DESTAQUES DA SEMANA 

Em janeiro, as gestões municipais dão o pontapé inicial para os cem primeiros dias de mandato. Nesse período, os novos prefeitos e secretários devem ser hábeis para organizar informações, formar equipes, comunicar prioridades e definir metas.

Se por um lado nas grandes capitais eles desfrutam de mais estrutura para elaborar os seus planejamentos, alguns contratempos já começam a desafiar os mandatos nas pequenas cidades do país. Além disso, os novos prefeitos terão a responsabilidade de organizar a vacinação contra o coronavírus – um processo que ainda não tem data certa para ter início e que envolve a aplicação das doses, o atendimento ao público e a parte da logística do transporte e armazenamento.

Os cem primeiros dias serão essenciais para a estratégia de vacinação, que depende ainda dos governos federal e estaduais para o fornecimento das doses no prazo e em quantidade suficiente. Como desafio extra, o ambiente político segue dominado pela disputa da presidência da Câmara e do Senado Federal e pelo futuro da agenda de reformas que será pautada pelo Congresso Nacional.

RADAR DAS REFORMAS

Conheça as estratégias dos postulantes à presidência da Câmara

A disputa pela presidência da Câmara, que será decidida em fevereiro, deve ficar entre Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), dois deputados de centro. Apesar de ambos terem histórico de votos parecidos na Câmara, o tom das campanhas para a presidência é bem diferente.

Baleia fala para a sociedade, ao lado de lideranças variadas, com discursos voltados às reformas, retomada econômica e vacinação universal. Lira, ao contrário, conversa diretamente com os deputados e garante que todos terão poder de decisão nas suas estratégias. Saiba mais.

O que o fechamento da Ford diz sobre a necessidade das reformas

Após a Ford anunciar no início da semana que encerrará a produção das três fábricas brasileiras, entidades ligadas à indústria deram um sinal de alerta para o futuro do setor no país. Elas veem a necessidade de permitir maior competitividade industrial e citam a urgência de reformas estruturantes, sobretudo a Tributária. Entenda.

Governo quer incentivar processos seletivos para cargos de liderança

A fim de incentivar os processos seletivos na administração pública, sobretudo para os cargos de liderança, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mapeou competências profissionais almejadas para servidores. O objetivo é aproveitar melhor a mão de obra disponível entre os servidores e criar um mercado de trabalho dentro do governo. A instituição analisou a experiência de dez países e identificou ao todo 60 competências, que foram adaptadas para o cenário brasileiro. Entenda.

SOLUÇÕES PÚBLICAS

Gove lança ferramentas de auxílio para prefeitos recém-eleitos

A Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, desenvolveu o evento online e gratuito, o Governos do Futuro, que conta com cursos, palestras e ferramentas para auxiliar as lideranças políticas recém-eleitas a realizarem a transição de governo e também planejarem o início do mandato que começa agora em 2021. Confira.

RAPS abre inscrições para processo seletivo focado em políticos com mandato

As inscrições para o Processo de Seleção Líderes RAPS 2021 estão abertas até o dia 31 de janeiro. Os interessados devem possuir mandato eletivo ativo, em qualquer esfera de governo ou localidade. Acesse o edital completo no site da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS.

Pessoas que inspiram: líder MLG vence Prêmio Espírito Público 

A Tenente-Coronel da Polícia Militar e Líder MLG – Master em Liderança e Gestão Pública, Cláudia Moraes, venceu o Prêmio Espírito Público 2020 na categoria Segurança Pública. A premiação é consequência de seu empenho em garantir a segurança de mulheres no estado do Rio de Janeiro: seu programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida já realizou quase 28 mil atendimentos. Saiba mais.

Bloomberg Global vai premiar iniciativas públicas contra a Covid-19

A Bloomberg Philanthropies lançou o Global Mayors Challenge 2021, uma competição global entre cidades para premiar as ideias mais inovadoras para respostas aos desafios da Covid-19. Ao final da disputa, 15 cidades receberão prêmios de US$1 milhão cada uma para implementar suas ideias. Acesse o formulário de inscrição para o RSVP.

Assine a Coisa Pública! 

Se você recebeu nossa newsletter e deseja receber direto na sua caixa de entrada semanalmente, clique no botão abaixo.

Assine ➝ 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas