|
|
DESTAQUES DA SEMANA
A vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil em 17 de janeiro, e nos dias seguintes, todas as capitais brasileiras receberam as vacinas CoronaVac e Astrazeneca. Entretanto, a disputa pelas doses continua. O Instituto Butantan cobra uma resposta do governo federal para a compra de mais 54 milhões de novas doses da CoronaVac e o Ministério da Saúde disse que, por contrato, pode dar a resposta até maio.
Na linha de frente, os servidores públicos vêm salvando o Brasil. Com exceção de alguns maus exemplos que furam a fila da vacinação, são eles que seguem garantindo a possibilidade do país contar com vacinas para o controle da pandemia.
Já em Brasília, segue acirrada a disputa pela presidência da Câmara entre os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). O fator que tem desequilibrado a eleição não tem relação direta com ações do Poder Legislativo, mas sim do Executivo, uma vez que o Planalto tem oferecido cargos e emendas a parlamentares em troca de apoio ao candidato alagoano.
|
100 DIAS DE GOVERNO
Trabalhadores da saúde e prefeitos disputam vacina
Com o número limitado de vacinas, o início da imunização vem criando conflitos por todo o país. Enquanto algumas cidades reclamam da quantidade recebida, profissionais de saúde e hospitais disputam remessas. Os problemas vão desde logística até denúncias de fura-filas.
Enquanto isso, estados tentam firmar contratos com laboratórios por fora do Plano Nacional de Imunização (PNI), com produtos cuja comercialização ainda não foi aprovada no país, como a Sputnik V. Leia mais.
Os quatro desafios para os prefeitos eleitos com base no Ranking
A partir da consolidação de dez pilares e 55 indicadores, o Ranking de Competitividade dos Municípios revelou aos 405 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes quatro áreas que devem ser prioritárias neste início de mandato. Leia mais no artigo do Tadeu Barros, Diretor de Operações do CLP.
|
PODCAST COISA PÚBLICA
|
Coisa Pública: Os desafios dos primeiros 100 dias de mandato
Com a participação de Humberto Dantas, Head de Educação do CLP, e Pedro Trippi, membro da nossa Inteligência Técnica, o podcast Coisa Pública discutiu o que os novos prefeitos devem se atentar neste início do mandato e como está a situação fiscal das gestões que estão iniciando. Ouça o episódio aqui.
|
|
RADAR DAS REFORMAS
Racha no DEM expõe crise na candidatura de Baleia Rossi
A cinco dias da eleição na Câmara dos Deputados, somente 8 dos 29 deputados do DEM declaram voto em Baleia Rossi (MDB-SP). Outros oito deputados da sigla declaram voto em Arthur Lira (PP-AL), 12 não quiseram responder em quem vão votar e 1 deles não foi encontrado. Essa adesão dos deputados baianos à candidatura de Lira expôs a divisão interna na sigla. Veja o levantamento realizado pelo Estadão.
A eleição na Câmara afeta a reforma tributária?
A eleição pode impactar sim a reforma Tributária que vem sendo debatida no Congresso. Segundo a Articulação Política do CLP, a reforma será prioridade para os dois candidatos neste primeiro trimestre. No entanto, o resultado do pleito vai definir o texto final proposto, inclusive com possibilidade de retorno de uma “nova CMPF”. Entenda.
Como fica a votação do PL dos “supersalários” com o novo presidente da Câmara?
Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai encerrar sua presidência da Câmara dos Deputados sem colocar para votação o projeto de lei 6726, de autoria do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) e que pretende acabar com os “supersalários” do funcionalismo público. O tema agora fica a cargo dos candidatos à sucessão de Maia: Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Leia mais.
|
SOLUÇÕES PÚBLICAS
Mulheres e negros seguem sendo minorias nas secretarias das prefeituras
Apesar do tema ter avançado na última eleição, a falta de diversidade em cargos de gestão ainda é presente nos mandatos municipais. Uma vez empossados, os candidatos não reverteram as desigualdades entre seus secretariados. O podcast Coisa Pública debateu ações afirmativas e medidas que podem garantir a participação efetiva dos negros em todas as esferas do setor público. Ouça o episódio aqui.
Edital Mulheres Inovadoras 2021
Estão abertas as inscrições para o Edital Mulheres Inovadoras 2021, uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março, através deste link.
Desafio Lideranças Públicas Negras
Também está rolando o Desafio Lideranças Públicas Negras, uma parceria da Arapyaú, Humanize, Fundação Lemann e República.org. São 5 iniciativas que estão promovendo a equidade racial, gerando a ampliação da entrada e/ou crescimento profissional de pessoas negras no setor público. A votação está aberta até o dia 31 de janeiro e você pode votar na sua favorita através deste link.
|
|
|
|
|