Search
Close this search box.

Coisa Pública: Projeto dos supersalários será votado antes da reforma Administrativa

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 11 de junho de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida

Coisa Pública

Destaques da semana

Ao mesmo tempo em que avança a discussão sobre o voto impresso na Câmara dos Deputados, que deve ser aprovado na comissão que analisa o tema, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), articula acelerar a votação da PEC que altera o atual sistema de eleição ao Legislativo, o proporcional, para o chamado distritão.

 

Hoje, vereadores e deputados são eleitos pelo sistema proporcional, que distribui os assentos de acordo com a votação total dos candidatos e do partido (voto na legenda). Já o CLP defende uma terceira alternativa: o distrital misto, que combina os sistemas majoritário e proporcional. Clique aqui e entenda porquê acreditamos neste sistema.

 

Enquanto isso, o Senado deve se concentrar no setor elétrico com a votação da MP 1.031, que trata da capitalização da Eletrobras. O texto entra em vigor imediatamente, mas precisa do aval das duas Casas do Congresso após 120 dias e o prazo de votação se encerra em 22 de junho. O Ministério da Economia espera que os senadores façam pequenas alterações na proposta, que, assim, voltará para análise da Câmara.

Instagram do CLP

O CLP explica!

Publicamos no Instagram um conteúdo bastante didático sobre os supersalários. Que tal dar uma olhada no post?

Acessar o Instagram do CLP →

Radar das Reformas

Câmara decide votar projeto dos supersalários antes da reforma Administrativa

Os líderes partidários da Câmara dos Deputados decidiram votar o PL que regulamenta os “supersalários” antes da PEC da reforma Administrativa. A medida tem como bandeira o combate de privilégio e daria mais argumentos à Câmara para defender a reforma, que deixou de fora categorias como membros de Poderes e militares. Leia mais.

Comissão especial da reforma Administrativa é instalada

Na quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados instalou a comissão especial que vai discutir a PEC da reforma Administrativa. A comissão especial terá 40 sessões para discutir a matéria e dar um parecer sobre o projeto. O relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA), afirmou querer incluir na proposta os outros poderes e os militares. Um levantamento do CLP mostra que uma reforma ampla, com reestruturação de carreiras públicas, poderia gerar economia de R$ 31,4 bi em dez anos.

Voto impresso deve avançar na Câmara

Um levantamento do Estadão aponta que o voto impresso nas eleições deve ser aprovado na comissão que analisa o tema na Câmara. Segundo o veículo, dos 32 deputados que compõem o colegiado, 21 são favoráveis, quatro se opõem e sete estão indecisos. O texto não acaba com a urna eletrônica, mas obriga a impressão de comprovantes físicos de votação.

Câmara aprova urgência para debêntures de infraestrutura

A Câmara aprovou o requerimento de urgência para a Lei das Debêntures (PL 2646/2020), que ajudará a levantar novos investimentos para obras de infraestrutura pelo Brasil. O projeto segue para votação em Plenário, com boas chances de aprovação. Um estudo realizado pelo CLP aponta que as novas debêntures podem trazer impacto fiscal positivo de R$ 27 bilhões para os cofres públicos até 2025.

Soluções Públicas

Todos Pela Educação lança nota técnica a fim de qualificar o debate sobre a regulamentação do SNE

Nesta segunda-feira (7), o Todos Pela Educação lançou nota técnica que trata de pontos essenciais para instituir o Sistema Nacional de Educação e dimensões norteadoras para a tramitação no Congresso Nacional, a fim de qualificar o debate sobre a proposta. A nota sugere os principais elementos a serem debatidos e contemplados por deputados e senadores no SNE, cuja regulamentação tramita no Congresso Nacional. Clique aqui para acessar o material.

AIESEC abre processo seletivo para voluntários que desejam formar lideranças jovens

A AIESEC, o maior movimento de liderança jovem do mundo, está com processo seletivo para quem tem interesse em participar de seu projeto voluntário. O objetivo é promover liderança jovem, autoconhecimento e networking. Você pode participar se inscrevendo até o dia 30/06, é só clicar aqui.

Você tem até o dia 18 de junho para inscrever sua Boa Prática no Prêmio Excelência em Competitividade!

O prazo para inscrever sua política pública estadual no Prêmio Excelência em Competitividade foi prorrogado até o dia 18 de junho! Não deixe de compartilhar a iniciativa realizada em seu estado, ela pode servir de referência e inspiração para outros gestores públicos! Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Clique aqui para inscrever a sua política pública →

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas