RADAR DAS REFORMAS
A agenda econômica um ano após a reforma da Previdência
Na última quinta-feira, 22 de outubro, completou um ano da aprovação em segundo turno do texto-base da reforma da Previdência. Desde então, o discurso do governo era de continuidade da agenda liberal, mas a pandemia alterou o andamento dessas pautas. Confira o estágio de cada uma delas.
PEC Emergencial é prioridade na Câmara e no governo
Enquanto os deputados debatem a melhor proposta de reforma Administrativa a ser aprimorada na Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a afirmar que sua maior prioridade para os meses finais de 2020 é a aprovação da PEC 186, a PEC Emergencial. Para ele, não há outro caminho a não ser votá-la antes do Orçamento de 2021. Segundo ele, sua votação estará concluída em dois turnos na Câmara e Senado até 15 de janeiro.
Em artigo publicado no Huffpost Brasil, o Diretor de Operações do CLP, Tadeu Barros, detalhou o impacto fiscal da proposta, que prevê uma economia de R$ 28 bilhões dos cofres públicos até o final de 2024. Leia aqui.
CLP e #UnidosPeloBrasil lançam petição pelo fim dos ‘supersalários’
A maioria dos funcionários públicos trabalham duro e recebem salários modestos, entre eles, professores, policiais, enfermeiros e outros profissionais. No entanto, uma pequena parcela de servidores recebe salários acima do teto constitucional, que chega a ultrapassar R$ 100 mil por mês. Neste contexto, o CLP e o movimento #UnidosPeloBrasil lançaram uma petição para apoiar o PL 6726/2016, do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), que acaba com os supersalários na administração pública. Assine!
Lei do Gás e Autonomia do Banco Central ainda em 2020
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou a apreciação do projeto que prevê a autonomia formal para o Banco Central para dia 3 de novembro. A proposta era que o projeto entrasse em votação ainda nesta semana, mas não houve acordo. No mesmo dia, o governo também tentará andar com o marco regulatório do gás natural, já aprovado na Câmara, além do marco das ferrovias. Saiba mais.
|