RADAR DAS REFORMAS
Estados apostam em PPPs para a retomada em 2021
A crise fiscal agravada pela pandemia de covid-19 está fazendo com que diversos governadores apostem nas Parcerias Público-Privadas (PPPs), concessões e privatizações para retomar o nível da atividade econômica em 2021. A carteira de projetos ofertados vai de rodovias, aeroportos e serviços de saneamento até concessões florestais, parques nacionais e ginásio de esportes. Saiba mais.
Parlamento pode funcionar em janeiro por PEC Emergencial
Se por um lado o Senado deve acelerar a votação de projetos de infraestrutura, tudo indica que as medidas na área fiscal devem ficar para 2021, como a PEC Emergencial, que regulamenta os gatilhos do teto dos gastos públicos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) acredita que, para aprová-la, o governo terá de criar um clima que possibilite os congressistas a trabalharem no mês de janeiro. Leia.
TCU quer plano de contingência para o Orçamento de 2021
A PEC Emergencial, inclusive, é considerada fundamental para a votação do Orçamento da União de 2021, evitando assim incertezas no mercado sobre os rumos da crise fiscal. Diante desta incerteza, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Tesouro Nacional e o Ministério da Economia apresentem em até dez dias um plano de contingência para evitar a paralisação de todos os serviços públicos. O diretor de Operações do CLP, Tadeu Barros, comentou sobre os riscos de iniciar o próximo ano sem o orçamento aprovado. Entenda.
Gasto federal com salário de servidor cai pela primeira vez desde 2012
O governo federal reduziu pela primeira vez os gastos com a folha de pagamento de servidores ativos do Executivo. Este resultado vem de uma proposta de contenção iniciada em 2017. Para frear o crescimento das despesas, o governo tem reduzido a taxa de reposição de servidores aposentados e aposta na digitalização dos principais serviços públicos. Por outro lado, estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o Brasil ainda é o 7º país que mais gasta com servidores públicos. Saiba mais.
|