Ir para o conteúdo
DOE PARA O CLP
  • MENU
  • Voltar
  • 16/04/2024
  • Coisa Pública

Coisa Pública: Reformas voltam ao radar após Novo Marco do Saneamento

 

 

26 de Junho de 2020

destaques

Por 65 votos a 13, o Senado Federal aprovou em votação histórica o Novo Marco do Saneamento, na última quarta-feira, 25. O texto, que ainda precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê a universalização dos serviços de coleta de esgoto e fornecimento de água para a população até o fim de 2033.

O CLP – Liderança Pública foi protagonista na mobilização a favor da pauta, e com a ajuda de parceiros e da sociedade colocou a hashtag #SaneamentoÉBásico entre os dez assuntos mais comentados do Twitter Brasil no dia da votação. 

Com a aprovação do Novo Marco, a agenda de reformas volta ao radar do Legislativo. Na próxima segunda-feira, 29, será lançada a Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa. Ao longo de toda a semana o CLP vai realizar lives com parlamentares e especialistas com o objetivo de discutir como tornar o serviço público mais eficiente, moderno e próximo dos cidadãos.


O Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 24, o projeto que institui o Novo Marco do Saneamento Básico. Depois de um apelo do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os líderes partidários anunciaram a retirada dos destaques, o que possibilitou que o projeto fosse aprovado com mais rapidez por 65 votos a 13. O texto estabelece metas de saneamento a serem cumpridas em até 12 anos. O custo estimado da universalização dos serviços, segundo o relator Tasso Jereissati (PSDB-CE), é de R$ 700 bilhões no período. Entenda.

Agora, o Congresso Nacional deve priorizar a retomada das reformas estruturais na agenda legislativa do segundo semestre. Em artigo publicado pelo Estadão, o fundador do CLP, Luiz Felipe d’Avila, reforça que os próximos seis meses serão cruciais para o destino da democracia e da retomada da economia. Leia mais.

O pontapé inicial para ajudar recuperar a capacidade produtiva do Estado vai ser dado na próxima segunda-feira, 29, com o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa. A iniciativa vai promover cinco lives com parlamentares da Frente, especialistas e porta-vozes do CLP, sobre os principais pontos da reforma Administrativa e seus efeitos na União, estados e municípios. Todas as lives serão transmitidas pelos canais oficiais do CLP nas redes sociais. Confira!

Para falar sobre o Novo Marco do Saneamento Básico, o podcast Coisa Pública contou com a participação de Geninho Zuliani, deputado federal (DEM-SP), líder MLG e relator do projeto na Câmara. O tema também foi abordado no CLP Talks, com a Presidente do Conselho Consultivo do Goldman Sachs no Brasil, Maria Sílvia Bastos Marques, que falou sobre os desafios do setor após a aprovação do texto. Assista.

Já o Ranking Covid-19 dos Estados, publicado pelo Broadcast Político, do Estadão, na última sexta-feira, 19, mostra que o Centro-Oeste tornou-se a região do Brasil com a pior nota no combate à pandemia. Confira.

Falando em estados, o Prêmio Excelência em Competitividade prorrogou suas inscrições para o dia 6 de julho. Até lá, é possível inscrever programas ou projetos estaduais que impactam a vida da população. Neste ano, os 3 estados vencedores serão premiados com um programa desenvolvido a partir da seleção de seus indicadores menos satisfatórios e as equipes responsáveis ganharão 16 horas de imersão nos temas do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG para ajudar os estados a se tornarem ainda mais competitivos. Inscreva-se.

LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DA REFORMA ADMINISTRATIVA

Participantes: Antônio Anastasia, senador (PSD-MG), Kátia Abreu, senadora (PP-TO); Tiago Mitraud, deputado federal (NOVO-MG), Paulo Uebel, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia; e Luiz Felipe d’Avila, fundador do CLP.
Data: 29/06, às 18h
Tema: O que a Reforma Administrativa pode fazer pelo Brasil
Transmissão: Facebook e Youtube do CLP

Faça sua inscrição! 

Compartilhe a sua opinião com o CLP

Quer compartilhar a sua opinião sobre conteúdos, oportunidades, ou temas que gostaria de ver na nossa newsletter? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@clp.org.br 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Foto de CLP

CLP

CLP – Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 13 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.

Notícias Relacionadas

CNH sem autoescola: Brasil mira padrões da Europa e EUA

Os impactos do fim da obrigatoriedade da autoescola para habilitação Em 2025, o governo brasileiro

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

Quando a violência trava o desenvolvimento econômico

 A violência tem custos econômicos diretos e indiretos que se propagam por toda a economia.

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

Uma agenda de crescimento garante renda aos mais pobres

Introdução Muitas vezes, o debate sobre a renda dos mais pobres é reduzido a uma

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

Junte-se ao CLP

ESCREVA SEU EMAIL E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Siga o CLP

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE INFORMADO

Facebook-f Twitter Youtube Linkedin-in Instagram
Mapa do site

Sobre o CLP

Quem somos e o que fazemos
Equipe, Comitê Executivo e Conselho
Linha do tempo
Apoiadores
Sala de imprensa

Soluções de Educação

Contrate nossos cursos
Educação no CLP
Liderança e Transformação Pública

Causas

Competitividade
Causas
Reforma da previdência
Reforma Política Distrital Misto
Gestão de Pessoas no Setor Público
Enfretamento à Covid-19

Rede de Líderes

Líderes

Blog

Todos os Posts
Estudos, artigos, conteúdos técnicos

Doação

© COPYRIGHT CLP - CNPJ: 09.512.143/0001-57 - CLIQUE AQUI E FALE COM O CLP

AUDITORIA
  • Home
  • Sobre o CLP
    • Quem somos e o que fazemos
    • Equipe, Comitê Executivo e Conselho
    • Linha do Tempo
    • Apoiadores e organizações
    • Contato
    • Sala de imprensa
  • Contato
  • Causas
    • Todas as Causas
    • Competitividade
    • Desenvolvimento Econômico e Social
    • Enfrentamento à Covid-19
    • Gestão de Pessoas no Setor Público
    • Reforma Política Distrital Misto
  • Plataformas
  • Inteligência e Notas Técnicas
    • Plataformas
    • Estudos e notas técnicas
  • Soluções de Educação
    • Contrate nossos cursos
    • Educação no CLP
    • O MLG – Master em Liderança,Política e Gestão Pública
    • Liderança e Transformação
    • Curso de Transformação Digital
  • Rede de Lideres
    • Lideres
    • Rede MLG de Apoio à Primeira Infância
    • Rede Negritude Pública
  • Blog
  • Doação
    • Doe ao CLP
    • Bolsa Líder de Impacto