Esse conteúdo faz parte do Blog do CLP, um espaço onde as lideranças formadas pelos cursos do CLP compartilham boas práticas, aprendizados e soluções. No caso da líder de hoje, criadas ou otimizadas através da participação no Master em Liderança e Gestão Pública. O texto, de Carla Juca, traz o elogio como uma importante ferramenta para manter funcionários motivados. Confira:
Quem não gosta de receber um elogio? Pode ser pela elegância no visual, pelo novo corte de cabelo ou pelo gosto cultural. Mas acredito que para você – assim como para mim, um elogio por um trabalho bem realizado tem um peso ainda mais alto. É energizante sentirmos que nossa ideia contribuiu para o time e ajudou a solucionar um desafio.
Contudo, com qual frequência recebemos esse tipo de reconhecimento e, principalmente – como líderes, com qual frequência fazemos elogios à nossa equipe e a outros colegas de trabalho?
No setor público, quando um servidor faz um trabalho de qualidade, o que geralmente acontece com ele? A primeira forma mais comum de reconhecimento é ele ganhar: ganhar mais trabalho. Afinal, todos que querem garantir maior celeridade e qualidade dos seus processos irão procurá-lo. A segunda possibilidade de reconhecimento é a promoção. O curioso é que, na maioria das vezes, a pessoa é promovida para exercer uma função bastante diferente da qual ela foi reconhecida.
No caso da educação, por exemplo, uma excelente professora muito provavelmente irá virar uma diretora de escola, e uma ótima diretora de escola tem grandes chances de ser convocada para trabalhar na regional ou no nível central – em funções diversas. Nada contra nossas instituições públicas oferecerem novos desafios aos seus servidores. Muito pelo contrário. Mas é preciso que essa não seja a única forma de reconhecimento e que haja um processo seletivo adequado para a nova função.
Mas a ideia aqui não é pensarmos em grandes políticas de gestão ou reformas administrativas. Gostaria de pensar com você sobre pequenas ações de reconhecimento que podemos fazer com a nossa equipe para que cada um possa se sentir mais valorizado e motivado no dia a dia do seu trabalho.
Como usar o elogio para motivar equipes no setor público?
Um exemplo que vivenciei recentemente foi no Dia do Professor. Queria fazer uma celebração diferente na escola em que sou diretora. Fui então perguntar a um educador o que ele gostaria de vivenciar com toda a equipe docente. Ele sugeriu fazermos uma dinâmica durante a hora do recreio dos alunos, na sala dos professores, que denominamos “Rede de Elogios”.
Essa Rede funcionou da seguinte forma: escrevi o nome de cada professor presente no intervalo em um papel. Em seguida, todos os nomes eram dobrados e iam para dentro de uma caixa. Cada professor tinha que sortear um nome de dentro da caixa. Depois do sorteio, cada um precisava dizer algo de positivo que o colega de trabalho que ele tinha sorteado o inspirava. Foi uma dinâmica leve, divertida e muito fácil de fazer.
Algumas outras ideias para ajudar na inspiração:
Retrospectiva do ano
Fazer uma retrospectiva de 2019 com a toda equipe, colocando fotos de momentos marcantes, vibrando as conquistas realizadas, recordando os desafios vividos e fazendo a equipe refletir sobre todos os aprendizados do ano que passou.
Livros com dedicatória
Dar livros que proporcionem boas reflexões com uma dedicatória especial do líder.
Vídeo de agradecimento
Gravar um vídeo com alguns funcionários da equipe mostrando ao colega presenteado como ele contribui para o trabalho de todos.
Grupo de Whatsapp
Elogios nos grupos de trabalho do WhatsApp por uma contribuição especial também são bem-vindos.
Conte com a sua equipe
Na dúvida do que pode emocionar verdadeiramente a sua equipe, vale perguntar. Converse com alguém que você reconheça ter esse perfil mais agregador e peça sugestões. O reconhecimento para este funcionário será a sua confiança e sua atenção para essa outra habilidade dele.
Por fim, mas não menos importante, ainda que muitos estudos comprovem que funcionários engajados e motivados entregam melhores resultados. Sinceramente não é isso que nos faz vibrar com essas iniciativas. A emoção e o brilho nos olhos de cada um da nossa equipe representa uma dose de propósito e satisfação imensa para todos.
E então, já pensou em como elogiar de uma forma diferente e fortalecer essa cultura do reconhecimento na sua equipe?
Um feliz 2020 a todos e todas!
Que seja um ano repleto de saúde, realizações e reconhecimento!
Carla Juca, é economista formada na UFRJ e com mestrado na USP. Também tem pós-graduação em gestão escolar, pela Fundação Pitágoras e líder MLG, pelo Master em Liderança e Gestão Pública. Atualmente está como diretora adjunta de uma escola privada da Rede de Ensino Elite do grupo Eleva Educação.