Search
Close this search box.

Conheça a iniciativa Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Coalizão BrasilCrédito: Reprodução Coalizão Brasil, Clima Florestas e Agricultura

Instalada em dezembro de 2014, a Coalizão Brasil, Clima Florestas e Agricultura é uma iniciativa formada por associações empresariais, empresas, organizações da sociedade e indivíduos, interessados em contribuir para o avanço e a sinergia das agendas de proteção, conservação e uso sustentável das florestas, agricultura sustentável e mitigação e adaptação às mudanças climáticas, no Brasil e no mundo.

O ano de 2015 será muito importante para a agenda nacional e internacional de mudança do clima, por conta do acordo a ser negociado em Paris na COP21. Neste sentido, a Coalizão quer estabelecer um diálogo entre os diferentes atores, o Governo Federal e as principais organizações internacionais envolvidas com o tema, visando contribuir com as negociações multilaterais e agenda econômica no país.

Foram definidas  agendas de curto prazo, com foco na COP21 de Paris e  de médio/longo prazos, com focos amplos na construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono para o período 2015-2030 para os setores aqui descritos.

No momento, a coalizão está trabalhando num documento coletivo, a ser apresentado ao governo e à sociedade, no final de junho de 2015. Para a construção deste documento, estão sendo realizadas várias reuniões, das quais participam representantes de diversas empresas e instituições.

A adesão à coalizão é aberta e a intenção é uma ampla participação da sociedade brasileira, com contribuições de todos os envolvidos.

A coalizão tem um Grupo Orientador, que tem como função facilitar o processo, formado pelas seguintes organizações: CEBDS, Diálogo Florestal, Instituto Ethos e Observatório do Clima. Conheça mais sobre a iniciativa no site da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.


Programa Rio+ Sustentável Programa Rio+ Sustentável
Em 2013 e 2014 as consultorias Visagio e Falconi fizeram projetos de planejamento e disgnóstico de processo junto a SEA e ao INEA. Foram identificados diversas lacunas estruturais que afetam diretamente o meio ambiente do Rio de Janeiro.

A pedido da nova equipe da SEA, com base nas recomendações destes diagnósticos, o CLP e as consultorias organizaram uma proposta que visa estruturar a gestão da SEA, redesenhar o processo de Licenciamento e engajar líderes dispostos a transformar a realidade.

O Programa Rio+ Sustentável foi o produto destas discussões e possui três pilares de atuação: Gestão Ambiental por resultados; Redesenho de Processos e Estrutura; e Desenvolvimento de Lideranças.

Veja mais sobre o programa!

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas