Em um cenário de queda de repasses como o Fundo de Participação dos Municípios e a diminuição da atividade econômica, as cidades terão de diversificar suas receitas e definir prioridades em sua gestão. Assim, o curso de Liderança nos Primeiros 100 Dias de Governo, oferecido pelo CLP, tem como principal intuito preparar os prefeitos e suas equipes para as tomadas de decisões estratégicas, através do conhecimento prático e teórico, e empoderá-los com técnicas de liderança adaptativa, diagnóstico e planejamento.
_________________________________________________________________________
Confira como é um ciclo de políticas públicas e como fazer um
bom diagnóstico da sua cidade.
______________________________________________________________
O programa mescla aulas, estudos de casos e exercícios que estimulam a reflexão, troca de experiências que instigam os prefeitos a expandirem e desenvolverem suas habilidades analíticas, além de estimularem os participantes a criarem um plano de governo que deixe um real legado para a sociedade.
A estratégia de ensino do CLP para o “100 Primeiros Dias de Governo” é baseada em uma pedagogia participativa. O objetivo é engajar os participantes em conhecimentos e experiências práticas que possam ser usadas para desenvolver liderança de pessoas e melhoria de processos. A partir do curso, os prefeitos aprendem a estabelecer diretrizes e a definir o foco de sua gestão, além da elaborarem um diagnóstico completo dos seus municípios para identificar oportunidades para o aumento das receitas.
O primeiro bloco do curso aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro de 2016 e o segundo bloco nos dias 9 e 10 de março 2017 reunindo em dois módulos, 40 prefeitos e 6 vice-prefeitos de 6 estados. A pedido da Fundação Milton Campos, o CLP desenvolveu um curso fechado nos moldes do “Liderança nos Primeiros 100 Dias de Governo” para os membros do Partido Progressista (PP) reunindo 19 prefeitos e 1 senador de diferentes munícipios da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí e Santa Catarina.
São exemplos de prefeitos que já passaram pelo curso e que obtiveram bons resultados na última gestão: Geninho (Olímpia/SP), Junior Marão (Votuporanga/SP), Dieter Janssen (Jaraguá do Sul/SC) e João Cury (Botucatu/SP). Nessas cidades, houve um eficiente equilíbrio fiscal; melhoria da arrecadação por meio da fiscalização e parceria com o setor privado; e por fim, aumento da capacidade de investimento.
O CLP está com inscrições abertas para o Master em Liderança e Gestão Pública, curso para quem quer ser o gestor público do futuro. Confira