O CLP conta com uma rede de mais de 6 mil líderes que possuem histórias de impacto e resultados concretos de melhorias na administração pública.
Um desses casos é o ‘Empreendedorismo Colaborativo’ através do Projeto 360 Lab que criou o primeiro coworking e hub de inovação da baixada fluminense.
O projeto é idealizado por Eduardo Nascimento, coordenador de Projetos Estratégico e de Inovação no município de Mesquita (RJ). Eduardo também um líder CLP.
Essa experiência foi pensada e elaborada durante a formação do CLP para auxiliar municípios cariocas a pensar em soluções para os desafios de desenvolvimento econômico das cidades.
Qual era o desafio do Município de Mesquita (RJ)?
Quase não existiam ações voltadas para educação e fomento do empreendedorismo em Mesquita (RJ), cidade da baixada fluminense.
Sem universidades, cursos técnicos, pontos de atendimento do Sebrae ou qualquer outra iniciativa do tipo, a cidade atrai poucas empresas e tem um ecossistema empreendedor atrasado e baseado em pequenos serviços, com marcas de pouca expressão.
Tudo isso dificulta o crescimento de novos negócios e compromete a vida útil dos que existem, fazendo de Mesquita um município dormitório — cerca de 40% da população trabalha fora. Assim, grande parte do dinheiro que poderia girar na cidade é gasto fora dali.
O que foi feito para solucionar o problema de crescimento de novos negócios?
Com o objetivo de capacitar servidores e empresários com ferramentas e soluções do empreendedorismo e aumentar o número de negócios na cidade, foi criado um espaço de coworking municipal.
O coworking é um modelo de negócio onde diversos profissionais ou empresas dividem o mesmo escritório e estrutura física. A ideia é
– Estimular os empreendedores locais a usarem esse espaço para trabalhar;
– Fazer networking de forma mais estruturada e colaborativa;
– Economizar no custo estrutural de alugar uma sala comercial;
– Além disso, estão sendo implementadas diversas ações e cursos de capacitação ligados à gestão, empreendedorismo e liderança.
VOCÊ VIVE DESAFIOS NO SETOR PÚBLICO? CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA OS PROBLEMAS DE GESTÃO PÚBLICA
Quais foram os resultados do projeto?
O espaço foi inaugurado há pouco tempo, mas já está causando impacto:
– Cerca de 50 empresários do ramo alimentício participaram do FoodLab, fórum de fortalecimento do setor alimentício;
– Em parceria com a Secretaria de Educação, estão em formação 25 professores para ensinar empreendedorismo de maneira transversal para alunos de 6 a 9 anos, que apresentarão seus projetos no coworking;
– Foi feito um convênio com o Sebrae para o desenvolvimento de ações de empreendedorismo nas escolas e já foi realizado projeto piloto na escola Américo dos Santos;
– Também foi feito um convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Nova Iguaçu.
Porque o caso é uma boa prática na gestão pública?
A iniciativa cultiva um ecossistema favorável para o crescimento da inovação na cidade.
Qual o grande desafio que esse líder enfrentou?
Introduzir uma nova ideia em um ambiente que não valoriza essa cultura.
O que fica?
Foram propostas leis que regulamentam e aprovam o projeto e outras iniciativas da mesma natureza no município.
CONHEÇA OUTRAS EXPERIÊNCIAS PERSONALIZADAS DO CLP