A Comissão Especial está na fase final das audiências públicas e é nítida a divisão entre favoráveis e contrários à proposta. A apuração que podemos fazer hoje é que as bancadas temáticas, como a evangélica e a agropecuária liberarão seus parlamentares para seguir a orientação do partido. De qualquer forma, todos estão no aguardo do relatório final da PEC para avaliação e cravar um posicionamento.
Há uma perspectiva de que mais de 32 dos 49 deputados da comissão votem a favor do Relatório final. Os principais pontos de divergência continuam sendo Rural, BPC, professores, capitalização e carreiras especiais. Mas um desenho mais certo é o da retirada de estados e munícipios da Reforma.
O deputado Daniel Coelho (Cidadania/PE) protocolou uma emenda que retira os servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência. A proposta tem 191 assinaturas.
Ao todo, 191 emendas ao texto da Reforma já foram propostas na Comissão Especial.
Tema da Semana
Secretário Rogério Marinho rebate argumento que tenta desqualificar Reforma da Previdência. Um dos grandes mitos da Previdência é que bastaria cobrar dos devedores do INSS que não teríamos problema de déficit. O que é uma inverdade, uma vez que o déficit só de 2019 beira os R$ 294 bilhões. Enquanto que dos R$ 500 bilhões que o INSS tem para receber, 1/3 é irrecuperável. Leia mais.