Search
Close this search box.

Para enfrentar os desafios atuais e prosperar, é preciso liderança

Palestra Luiz Felipe dCrédito: CLP

Em sua palestra durante o Kick off do projeto Rio+ Sustentável, Luiz Felipe d'Avila, diretor-presidente do CLP, apresentou à equipe da SEA e do INEA o conceito de liderança adaptativa.

Mas afinal, o que é liderança adaptativa?

Para responder a essa pergunta, devemos primeiramente fazer uma diferença básica entre líder e autoridade. Enquanto a figura de autoridade é dotada de características de ordem e segurança, um líder se baseia em valores, propósito e engajamento. Por isso a liderança motiva, conecta, implementa soluções junto com o time, fornece idéias, constrói a solução.

Todavia, ser um líder ainda não basta. É especialmente o fator de quebra de paradigmas de constitui o cerne da liderança adaptativa. Ao invés de oferecer proteção, você vai desafiar as pessoas a enfrentar os reais problemas que as impedem a se  adaptar ao contexto da nova realidade. Um líder adaptativo deve gerar desconforto fazendo com que as pessoas a revejam suas crenças e atitudes.

A raiz dos problemas contemporâneos não está no processo que não funciona ou na tecnologia que é obsoleta. Mas sim nos comportamentos individuais que suportam esses problemas secundários impedindo a adaptação ao novo contexto.

Para se aprofundar no tema, disponibilizamos alguns conceitos chaves de liderança adaptativa neste e-book. Aproveite!


Programa Rio+ Sustentável Programa Rio+ Sustentável
Em 2013 e 2014 as consultorias Visagio e Falconi fizeram projetos de planejamento e disgnóstico de processo junto a SEA e ao INEA. Foram identificados diversas lacunas estruturais que afetam diretamente o meio ambiente do Rio de Janeiro.

A pedido da nova equipe da SEA, com base nas recomendações destes diagnósticos, o CLP e as consultorias organizaram uma proposta que visa estruturar a gestão da SEA, redesenhar o processo de Licenciamento e engajar líderes dispostos a transformar a realidade.

O Programa Rio+ Sustentável foi o produto destas discussões e possui três pilares de atuação: Gestão Ambiental por resultados; Redesenho de Processos e Estrutura; e Desenvolvimento de Lideranças.

Veja mais sobre o programa!

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas