O mês de julho completa um ano da aprovação do Novo Marco do Saneamento, um pontapé inicial para um movimento histórico de transformação da realidade brasileira em termos socioeconômicos e ambientais.
Ao mesmo tempo em que a responsabilidade dos gestores foi ampliada pelo Novo Marco, a lei traz também alguns instrumentos para que ele consiga atrair investimentos privados e universalizar o acesso à água tratada e coleta de esgoto.
E com o objetivo de facilitar o entendimento da nova legislação e auxiliar os municípios a se adaptar, o CLP vem trabalhando desde o início do ano em um guia para os gestores municipais. A ferramenta foi elaborada por diferentes atores do setor público, privado e terceiro setor, e tem previsão de lançamento em agosto.
Para compreender melhor quais pontos os gestores municipais devem se atentar, o Coisa Pública conversou com a Patrícia Vieira, analista de Mobilização do CLP e responsável pela produção do Guia do Saneamento, e com Bernardo o Egas, ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Coordenador de Sustentabilidade da Câmara do Rio de Janeiro, que contou um pouquinho da experiência fluminense com a nova lei.
Acesse o Guia do Saneamento em:
Ouça o episódio nas plataformas abaixo:
Download | Spotify | Feed | Castbox | Google Podcasts | Apple Podcasts | YouTube | Deezer
*A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente o posicionamento do CLP
Links
Apoie o CLP
Apoiando o CLP você ajuda a manter esse podcast no ar, além de fomentar toda a nossa produção de conteúdo que inclui artigos, vídeos e newsletters. Faça parte!
Acompanhe o CLP em todos os nossos canais
Assine nossa newsletter semanal
Tem alguma ideia, dúvida ou quer conversar com a gente? Mande um e-mail para contato@clp.org.br
Equipe e convidados
Natalia Almeida
Guilherme Franco
Patrícia Vieira
Bernardo Egas