Podcast Coisa Pública: O impacto da reforma Administrativa em estados e municípios

Neste episódio do Coisa Pública, falamos sobre como a reforma Administrativa poderá impactar positivamente os estados e municípios.

Após uma série de idas e vindas, o Governo Federal enviou sua proposta de reforma Administrativa ao Congresso no início de setembro, dia 3. O texto propõe mudanças nas regras dos futuros servidores públicos dos três poderes da União, estados e municípios, mas não vale para parlamentares, magistrados e promotores.

O Estado brasileiro paga a seu pessoal ativo um total próximo a 10% do PIB, número bem elevado para padrões internacionais. De acordo com um levantamento feito pelo CLP, em 2019, o gasto com funcionalismo consumiu perto de R$ 1 trilhão, somando a União, os Estados e municípios. Isso equivale a 40% de tudo o que foi arrecadado em tributos ao longo do ano em todo o País.

Então, para entendermos como os estados poderão ser impactados pela reforma, vamos conversar com o Fabrício Marques, Secretário de Estado do Planejamento e Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), e com Gilsa Eva de Souza, líder MLG e Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Administração de Goiás.

Ouça o episódio completo:

 

Download | Spotify | Feed | Castbox Google Podcasts | Apple Podcasts | YouTube | Deezer

*A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente o posicionamento do CLP

Links

Newsletter Desenvolvimento em Perspectiva

Apoie o CLP

 

Apoie o CLP

Apoiando o CLP você ajuda a manter esse podcast no ar, além de fomentar toda a nossa produção de conteúdo que inclui artigos, vídeos e newsletters. Faça parte!

 

Acompanhe o CLP em todos os nossos canais

 

Instagram

Facebook

Twitter:

Site

Assine nossa newsletter semanal

 

Tem alguma ideia, dúvida ou quer conversar com a gente? Mande um e-mail para contato@clp.org.br

 

Equipe e convidados

 

Natalia Almeida
Guilherme Franco
Gilsa Eva
Fabrício Marques Santos

Edição

 

Maremoto

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas