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Bem comum: poder público e cidadão lado a lado

Michael Guedes - Líder MLG

CLP – Liderança Pública traz o caso de impacto do Secretário de Comunicação Social de Juiz de Fora (MG), Michael Guedes, que implantou no município o Projeto Bem Comum que estimula boas práticas e a parceria entre a gestão pública e comunidade. Michael, também é líder do Master em Liderança e Gestão Pública (MLG).

Bem Comum

Bem comum engaja população em ações de governo e aproxima a população da prefeitura de Juiz de Fora – MG

Onde?

Juiz de Fora. Minas Gerais

Quem idealizou?

Michael Guedes – Líder MLG turma 1

Qual o problema?

O poder público do município de Juiz de Fora, como a maioria dos municípios do pais, sofria com o descrédito da população em relação à classe política e à solução dos seus problemas e dificuldades essenciais. Com o crescimento dos canais diretos de participação e das redes sociais, essa deslegitimação ficou ainda mais evidente. Sem esse engajamento, as políticas públicas ficavam represadas, afastando o agente público do processo de execução. As adoções de planos de comunicação para os projetos municipais encontravam assim sempre resistência, interferindo diretamente no resultado das aplicações. Outro reflexo disso era a cautela do gestor público nesse contato direto com o cidadão, o que agravava ainda mais o problema.

O que foi feito?

O projeto Bem Comum foi pensado para, através de ações e solidariedade, difusão de boas práticas e comunicação, promover a aproximação entre o poder público e a sociedade em geral, estimulando o engajamento. A ideia foi demonstrar e sensibilizar os diferentes atores da cidade como agentes de todas as políticas públicas e reais mandatários da sociedade e do poder público. A iniciativa foi estrategicamente alotada entre as prioridades da Secretaria de Comunicação Social.

Quais foram os resultados?

Com o mote de aproximar quem precisa de ajuda de quem pode e quer ajudar, o projeto implantado na Secom foi desvinculado da assistência e reforçou característica de mobilização de uma corrente em prol da cidade. Com a ajuda de parceiros, foram desenvolvidas várias ações.

  • Mais de 200 campanhas de solidariedade;
  • Mais de um milhão de itens distribuídos;
  • Mais de 500 mil beneficiados;
  • 19 edições do Bem Comum Bairros, com mais de 30 mil pessoas atendidas;
  • Mais de 62 edições do Bem Comum Lazer;
  • 10 edições do Classificados do Bem, com mais de 200 vagas disponibilizadas em 50 instituições;
  • Os valores conquistados em mídia espontânea durante esse período ultrapassam a casa dos R$ 600 mil;
  • A avaliação do Governo municipal, medida no final de 2016, apontou um índice de aprovação de mais de dois terços da população;
  • Ramificações através do Bem Comum Lazer, de apropriação do espaço público pela comunidade, e do Bem Comum Bairros, que levou ações e serviços da Prefeitura a todas as regiões do município, mensalmente, com plenária do prefeito e dos secretários municipais, atendendo diretamente demandas apresentadas pelos cidadãos.

Banner Master em Liderança e Gestão Pública - MLG

Porque o caso é uma prática na gestão pública?

O caráter inovador do Bem Comum consiste no novo modo de enxergar o cidadão, como parceiro do poder público na construção de resultados para a comunidade. Isso foi feito de forma desvinculada de assistência social, o que reforça a característica de mobilização de uma corrente em prol da cidade. A mudança de olhar amplia a atuação da prefeitura e transforma o órgão executor em ponte entre quem pode ajudar e quem precisa de ajuda. Para legitimar essa relação, entidades beneficentes, parceiros privados e cidadãos em geral, somam esforços.

Qual o grande desafio que esse líder enfrentou?

O Bem Comum venceu resistência da onde de descrédito da população em relação à classe política, conquistou agentes multiplicadores, engajou o cidadão e, enfim, consolidou um relacionamento, firme, sincero e perene. As ações, que começaram com um viés da caridade, logo evoluíram para a conscientização. ocupação do espaço público, mudaram o vetor da participação popular e hoje ousam provocar a sociedade sobre temas importantes. O relacionamento estabelecido com o cidadão deixa claro que o Bem Comum não transfere a responsabilidade da execução de serviços públicos nem retira da Prefeitura a autoridade sobre decisões da cidade, mas transforma o juiz-forano em força ativa na busca de resultados e no processo decisório.

O que fica?

Em cinco anos de atuação, o projeto funciona como vetor de mobilização e engajamento da comunidades facilitando a compreensão com que a cidade é de todos e elevando a autoestima dos cidadãos. Atualmente o Bem Comum possui estrutura prova dentro da Secara, com equipe desenvolvendo estratégias permanentes de mobilização e engajamento. O projeto possui também canais próprios, o que facilita ampla repercussão da imprensa local e inserção junto a mais parceiros de todas as iniciativas. Algumas das ações encontram se em fase de reformulação. O Bem Comum Bairros, por exemplo, passou a ser adotada durante uma semana, ao invés dê um único dia, em regiões de grande vulnerabilizar, com serviços e ações da Prefeitura. A nova proposta prevê a entrega de legado concreto à essas populações, com equipamentos públicos, implantação de projetos permanentes e benefícios partir de dados técnicos levantados em diagnóstico social.

Confira o que já saiu na mídia

Rio Branco é fechada no domingo em Juiz de Fora para atividades culturais

Balanço do projeto ‘Bem Comum’ é divulgado em Juiz de Fora

Veja alguns depoimentos de pessoas que foram impactadas pelo projeto

Quer saber mais sobre o caso de sucesso do Michael? Confira a participação do líder MLG na Conferência Virtual de Liderança e Gestão Pública, do CLP.

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