Search
Close this search box.

Você se lembra por que escolheu ser servidor(a) público(a)?

A escolha pela carreira no serviço público é motivada por diferentes razões, como:

  • – estabilidade financeira;
  • – influência familiar;
  • – poder;
  • – oportunidade do momento;
  • – carreira política;
  • – vontade de transformar o país.

Para cada motivação há diferentes expectativas, e dessa forma, comportamentos e experiências são construídas, independentemente de ser no setor público ou privado.

+++ Leia também como lidar com os desafios emocionais no setor público

Cenário no país

No Brasil existem mais de 12 milhões de servidores públicos que representam 6% de toda a população do país. Quando pensamos só no universo dos 45 milhões de trabalhadores26% desse número se refere a indivíduos que optaram pelo serviço público.

Ao olharmos para as motivações individuais desse grande número de pessoas que compõem o setor público, é necessário também reconhecer o que está para além destas motivações e que influenciam diretamente as escolhas e expectativas geradas nestas pessoa: o propósito do setor público

Servir ao bem comum

Antonio Napole, diretor da fundação ‘Brasil Meu Amor’ e professor do CLP, lembra que o grande objetivo do trabalho no setor público é cuidar do bem comum. Neste sentido, quando uma pessoa opta por trabalhar no setor público está se comprometendo a servir às necessidades da população.

Napole traz uma metáfora interessante ao comparar o serviço público com o trabalho desenvolvido por uma síndica de um prédio.  A síndica é a colaboradora que está ali se disponibilizando para cuidar do condomínio, do bem que é comum a todos os moradores daquele edifício. Ao assumir o papel de ser síndica, é preciso estar disposta a resolver problemas extremamente complexos que derivam de todo o ecossistema existente das demandas e dinâmicas que envolvem um grupo de pessoas em um mesmo espaço com diferentes necessidades e interesses. Esse é o cenário que os servidores costumam encontrar.

Ao desmembrarmos a palavra “ser-vi-dor”, percebemos o ato de servir à dor do outro existente no próprio trocadilho da palavra. Ser servidor(a) público(a) é:

  • – ser apaixonada(o) por gente;
  • – gostar de melhorar o dia a dia das pessoas;
  • – estar disposta(o) a doar seu tempo, amor e atenção para cuidar de gente com todas as complexidades e demandas existentes neste desafio.

Ser servidor(a) público(a) é também estar preparado(a) para resolver problemas que ainda não só não sabemos uma solução ideal como também ainda não temos habilidades desenvolvidas para resolver, consideramos estes problemas como problemas complexos.

+++ Leia também como lidar com os desafios emocionais no setor público

Propósito de cuidar de gente

Para além da estabilidade financeira, poder, influência familiar, oportunidade do momento, transformar o país, carreira política e as diversas outras motivações que fazem parte da escolha de entrar para o setor público, está o propósito de cuidar de gente. É o objetivo de cuidar do que é comum a todos nós que precisamos resgatar para construirmos um setor público cada vez mais eficiente com pessoas motivadas e comprometidas com o espírito público.

E você, o quanto se identifica com o propósito de trabalhar no setor público? É isso que resgatamos na oficina do Conexão Pública, levamos para os quatro cantos do país o espírito de cuidar de gente. Saiba mais 

Escrito por Jéssica Barcelos, responsável pelo desenvolvimento de aprendizagens locais no CLP.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas