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Você se lembra por que escolheu ser servidor(a) público(a)?

Conexão pública reúne servidores públicos em formação

 

Você se recorda por que decidiu trabalhar no setor público?!

 

A escolha pela carreira no serviço público é motivada por diferentes razões, como:

  • – estabilidade financeira;
  • – influência familiar;
  • – poder;
  • – oportunidade do momento;
  • – carreira política;
  • – vontade de transformar o país.

 

Para cada motivação há diferentes expectativas, e dessa forma, comportamentos e experiências são construídas, independentemente de ser no setor público ou privado.

 

+++ Leia também como lidar com os desafios emocionais no setor público

 

Cenário no país

 

No Brasil existem mais de 12 milhões de servidores públicos que representam 6% de toda a população do país. Quando pensamos só no universo dos 45 milhões de trabalhadores, 26% desse número se refere a indivíduos que optaram pelo serviço público.

 

Número de servidores públicos no país

Ao olharmos para as motivações individuais desse grande número de pessoas que compõem o setor público, é necessário também reconhecer o que está para além destas motivações e que influenciam diretamente as escolhas e expectativas geradas nestas pessoa: o propósito do setor público

 

Servir ao bem comum

 

Antonio Napole, diretor da fundação ‘Brasil Meu Amor’ e professor do CLP, lembra que o grande objetivo do trabalho no setor público é cuidar do bem comum. Neste sentido, quando uma pessoa opta por trabalhar no setor público está se comprometendo a servir às necessidades da população.

Napole traz uma metáfora interessante ao comparar o serviço público com o trabalho desenvolvido por uma síndica de um prédio.  A síndica é a colaboradora que está ali se disponibilizando para cuidar do condomínio, do bem que é comum a todos os moradores daquele edifício. Ao assumir o papel de ser síndica, é preciso estar disposta a resolver problemas extremamente complexos que derivam de todo o ecossistema existente das demandas e dinâmicas que envolvem um grupo de pessoas em um mesmo espaço com diferentes necessidades e interesses. Esse é o cenário que os servidores costumam encontrar.

Ao desmembrarmos a palavra “ser-vi-dor”, percebemos o ato de servir à dor do outro existente no próprio trocadilho da palavra. Ser servidor(a) público(a) é:

  • – ser apaixonada(o) por gente;
  • – gostar de melhorar o dia a dia das pessoas;
  • – estar disposta(o) a doar seu tempo, amor e atenção para cuidar de gente com todas as complexidades e demandas existentes neste desafio.

 

Ser servidor(a) público(a) é também estar preparado(a) para resolver problemas que ainda não só não sabemos uma solução ideal como também ainda não temos habilidades desenvolvidas para resolver, consideramos estes problemas como problemas complexos.

 

Propósito de cuidar de gente

 

Para além da estabilidade financeira, poder, influência familiar, oportunidade do momento, transformar o país, carreira política e as diversas outras motivações que fazem parte da escolha de entrar para o setor público, está o propósito de cuidar de gente. É o objetivo de cuidar do que é comum a todos nós que precisamos resgatar para construirmos um setor público cada vez mais eficiente com pessoas motivadas e comprometidas com o espírito público.

 

E você, o quanto se identifica com o propósito de trabalhar no setor público? É isso que resgatamos na oficina do Conexão Pública, levamos para os quatro cantos do país o espírito de cuidar de gente. Saiba mais 

 

Escrito por Jéssica Barcelos, responsável pelo desenvolvimento de aprendizagens locais no CLP.

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