Search
Close this search box.

Prêmio Excelência em Competitividade: Boas Práticas Semifinalistas de 2024

Criado em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, por meio de políticas de alto impacto que influenciam diretamente nos indicadores que compõem o Ranking.

Em 2024, após examinar mais de 292 políticas públicas inscritas, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas. Dessas, serão selecionadas seis finalistas, das quais sairão três vencedoras. O anúncio das finalistas será no começo de julho, e o das vencedoras no dia 21 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2024.
Acompanhe todas as novidades aqui e nas redes sociais do CLP!

Boas Práticas Semifinalistas:

:pino_redondo: Alagoas – Digaê! — Juventudes, Comunicação e Cidade
O projeto Digaê! busca fortalecer o protagonismo das juventudes nas discussões sobre suas comunidades. A iniciativa oferece formação em engajamento e mobilização comunitária para jovens das grotas de Maceió, focando em direito à cidade e linguagens de comunicação. A produção inclui multimídias e eventos culturais, contando com a parceria do Governo de Alagoas e ONU-Habitat, e visa promover a prosperidade urbana no estado.

:pino_redondo: Goiás – Classificação de Atenção ao Recém-Nascido – CAREN
A ferramenta CAREN, uma inteligência artificial desenvolvida em Goiás, visa reduzir a mortalidade infantil ao informar e orientar sobre o nível de cuidado necessário para os recém-nascidos. A tecnologia garante que os bebês recebam cuidados adequados e personalizados, contribuindo significativamente para a saúde neonatal no estado.

:pino_redondo: Maranhão – Banco de Alimentos – BASAN
O Banco de Alimentos do Maranhão, coordenado pela Sedes, combate a fome e o desperdício de alimentos, distribuindo mais de 1.257 toneladas de alimentos desde 2019. A iniciativa beneficia diretamente mais de 18.900 pessoas em situação de vulnerabilidade, com uma equipe multiprofissional que coleta, seleciona, processa e distribui alimentos para quem mais precisa.

:pino_redondo: Minas Gerais – Automatiza.MG
O projeto Automatiza.MG utiliza automatização de processos e inteligência artificial para otimizar o trabalho dos servidores públicos. Iniciado em 2023, o programa já capacitou cerca de 290 alunos e criou 27 robôs que reduzem significativamente o tempo necessário para a realização de processos, aumentando a eficiência do serviço público mineiro.

:pino_redondo: Mato Grosso do Sul – Programa Centro de Inteligência GOVMS
O Programa Centro de Inteligência GOVMS reorganizou a priorização de investimentos em Mato Grosso do Sul, aplicando metodologias de gestão por resultado. O monitoramento em tempo real das obras e a comparação de indicadores de investimento por habitante permitem decisões baseadas em evidências, aumentando a transparência e eficácia das políticas públicas.

:pino_redondo: Mato Grosso – Sistema de Concessão de Adiantamento – SICAD
O SICAD, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, digitaliza o processo de solicitação, liberação e prestação de contas de adiantamentos para despesas excepcionais. A ferramenta agiliza o trâmite, que antes levava cerca de um mês e agora é processado em média em dois dias, garantindo celeridade, controle de gastos e transparência na utilização dos recursos públicos.

:pino_redondo: Paraíba – Programa Coração Paraibano
O Programa Coração Paraibano, implantado pelo Governo da Paraíba, oferece uma rede de cuidados de urgência e emergência cardiológica. Em um ano de funcionamento, já realizou 10 mil procedimentos e capacitou mais de 500 profissionais, proporcionando assistência 24 horas em casos de infarto agudo do miocárdio em todo o estado.

:pino_redondo: Paraíba – Programa Se Liga No Enem Paraíba
O Se Liga No Enem Paraíba começou em 2018 e oferece revisões, práticas laboratoriais, oficinas e atividades culturais para preparar alunos para o Enem. Beneficiando mais de 70 mil estudantes, o programa também oferece formação continuada para mais de 1.000 professores, resultando em um alto índice de aprovação e desempenho dos alunos nas provas.

:pino_redondo: Pernambuco – Pernambuco Verde: Lixão Zero
O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” conseguiu eliminar todos os lixões no estado, garantindo que os resíduos sólidos urbanos sejam destinados a aterros sanitários licenciados. A iniciativa envolve a colaboração do Ministério Público de Pernambuco e outras entidades, elevando o percentual de destinação adequada dos resíduos de 16% em 2014 para 100% em 2023.

:pino_redondo: Piauí – Recuperação de Celulares – CellGuard
O projeto CellGuard, desenvolvido pelo governo do Piauí, criou um banco de dados de IMEIs e um aplicativo de rastreamento que já recuperou quase seis mil celulares e reduziu em 44% o número de furtos de celulares. A estratégia inclui intimações em massa para devolução dos aparelhos e parcerias com o Judiciário e operadoras de telefonia.

:pino_redondo: Paraná – Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura – PROJETEK
O PROJETEK, implantado pelo Governo do Paraná, oferece apoio aos municípios com menos de 30 mil habitantes na elaboração de projetos de obras públicas. Utilizando metodologias BIM, o programa contribui para a captação de recursos e o desenvolvimento urbano, promovendo cidades mais inteligentes e inovadoras.

:pino_redondo: Rio Grande do Sul – RS Digital
O projeto RS Digital, liderado pelo Governo do Rio Grande do Sul, apoia a transformação digital dos municípios, visando oferecer mais e melhores serviços digitais à população. O programa, reconhecido nacionalmente, promove a modernização da gestão e a digitalização dos processos administrativos, melhorando o atendimento aos cidadãos gaúchos.

O CLP agradece a todos pelo recorde de inscrições neste ano, demonstrando o empenho e a dedicação dos estados em promover políticas públicas inovadoras e eficazes. A celebração dos finalistas acontecerá durante o evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2024, em 21 de agosto. Estamos ansiosos para reconhecer e celebrar as práticas que mais se destacaram na construção de um Brasil mais competitivo e justo.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas