Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2018 o Brasil registrou 57.358 mortes violentas, uma taxa que representa 27,5 mortes por 100 mil habitantes, a mesma situação que o país vivia 2013. O mesmo ano também mostrou o aumento do feminicídio, que teve um crescimento de 11,3%.
As armas de fogo também aparecem nos dados: as ocorrências de porte e posse ilegal cresceram 7,5% em relação ao ano anterior.
Outro desafio é o sistema prisional. Segundo o estudo, das mais de 720 mil pessoas encarceradas, 32,4% delas não foram julgadas. Além disso, o sistema está cada vez mais lotado: enquanto havia cerca de 230 mil presos em 2000, o número cresceu para mais de 720 mil em 2017.
Os dados ainda mostram que enquanto os gastos do governo na área totalizaram R$ 91,2 bilhões em 2018, equivalente a 1,34% do PIB, esses valores não estão sendo usados em áreas que realmente podem trazer resultados, como inteligência e investigação.
Para entendermos esse tema complexo, João de Vasconcelos, Natália Almeida e Arthur Mello do CLP conversaram com a diretora do Instituto Lula, Tamires Gomes Sampaio.
Ouça o episódio completo.
Download | Spotify | Feed | Castbox | Google Podcasts | Apple Podcasts | YouTube
Links
–
– Conheça nossa campanha no Catarse e apoie o CLP
Apoie o CLP
Apoiando o CLP você ajuda a manter esse podcast no ar, além de fomentar toda a nossa produção de conteúdo que inclui artigos, vídeos e newsletters. Conheça nosso projeto no Catarse e faça parte!
Acompanhe o CLP e entre em contato
Tem alguma ideia, dúvida ou quer conversar com a gente? Mande um e-mail para contato@clp.org.br
Equipe e convidados
João Paulo de Vasconcelos
Arthur Mello
Natália Almeida
Tamires Gomes Sampaio