RADAR DAS REFORMAS
Quais serão as prioridades do Congresso neste início de 2021?
O ano começa em Brasília com todas as atenções voltadas para as sucessões da presidência da Câmara e do Senado, que acontecem em fevereiro. Ao mesmo tempo, os parlamentares vão correr contra o tempo para avançar em pautas prioritárias que deveriam ter caminhado no ano passado, entre elas: a PEC Emergencial, a reforma Tributária, a reforma Administrativa e os marcos legais setoriais. Entenda.
Conheça o plano nacional de imunização do governo federal
O governo anunciou em meados de dezembro o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que deve ser implementado em fevereiro. A estratégia incluiu a Coronavac, desenvolvido pelo Instituto Butantã e novos grupos prioritários, como presos, quilombolas e trabalhadores do transporte coletivo. Saiba mais.
O que significa o fim da ‘era Maia’ na Câmara
Em dezembro de 2020, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deram a largada para a disputa da sucessão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A maioria dos ministros entendeu que Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) não poderiam concorrer à reeleição. Maia comandou a votação de algumas das principais medidas legislativas do país nos últimos anos. Entenda o que significa sua saída.
OCDE sugere reformas ao Brasil para manter teto de gastos e ampliar Bolsa Família
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou em dezembro um novo relatório econômico sobre o Brasil. O texto sugere, entre outras ações, a manutenção do teto de gastos e medidas parar tornar o orçamento menos rígido – como forma, também, de destinar mais recursos para programas sociais como o Bolsa Família. Saiba mais.
|