Search
Close this search box.

Coisa Pública: Por que a nova reforma Administrativa é um cardápio de privilégios?

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 17 de agosto de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida

Coisa Pública

Acontece na gestão pública

Já conhece as Boas Práticas finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade? Elas estão sendo divulgadas aos poucos nas nossas redes sociais, mas você já pode acessar três delas: o Vida Nova nas Grotas, um guarda-chuva de projetos e ações para promoção do desenvolvimento urbano no Alagoas; o Parcerias Municipais, que visa aumentar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades regionais em São Paulo; e o Compra Direta, programa emergencial criado no Paraná após a pandemia.

Se você ainda não se inscreveu no evento do Ranking de Competitividade dos Estados, não perca essa oportunidade! O novo levantamento conta com novos indicadores, como o de Desmatamento e Áreas Degradadas, que visam atender às métricas ESG no setor público e estão relacionados à Agenda 2030.

O lançamento acontece dia 30 de setembro, a partir das 9h, e contará com a participação de seis governadores e um vice-governador:

  • Eduardo Leite (PSDB-RS), governador do Rio Grande do Sul;
  • Flávio Dino (PSB-MA), governador do Maranhão;
  • João Azevedo (Cidadania-PB), governador da Paraíba;
  • Mauro Mendes (DEM-MT), governador do Mato Grosso;
  • Renan Filho (MDB-AL), governador de Alagoas;
  • Rodrigo Garcia (PSDB-SP), vice-governador de São Paulo;
  • Wellington Dias (PT-PI), governador do Piauí.

E para você entender como o ESG está chegando ao setor público, te convido a escutar o novo episódio do nosso podcast Coisa Pública. Nele, entrevistamos a Gabriela Ferolla, diretora-executiva da SEALL, e o Tadeu Barros, nosso diretor de Operações do CLP, para entendermos porque é importante que os gestores públicos se alinhem às práticas sustentáveis. Clique aqui para ouvir o episódio.

Clique para ouvir o episódio no Spotify →

Podcasts sobre a Reforma Política

Está acompanhando a nossa série de podcasts Reforma Política: o que está em jogo? Está imperdível! Já publicamos seis episódios no Spotify, de um total de dez. Ouça os cientistas políticos convidados e entenda quais mudanças podem acontecer caso a reforma venha a se realizada.

Quero ouvir os podcasts →

Radar das Reformas

Na manhã de quinta-feira (16), o relator da reforma Administrativa, deputado Arthur Maia (DEM-BA), apresentou um texto diferente do que havia se comprometido com diferentes setores da sociedade civil, incluindo novos privilégios às forças de segurança pública e a retirada da possibilidade de redução dos salários dos servidores em 25%, com diminuição proporcional da jornada de trabalho. 

Somente este trecho… poderia economizar mais de 33 bilhões em dez anos para as contas públicas, segundo estudo feito pela Inteligência Técnica do CLP para o Estadão. Mais tarde, o relator voltou atrás e deve apresentar um novo parecer nesta sexta-feira (17). Confira o posicionamento oficial do CLP.

… Já no Senado Federal, a relatora da PEC da reforma eleitoral na Casa, Simone Tebet, do MDB, retirou do texto aprovado na Câmara o item que permitia a volta de coligações nas eleições de deputados e vereadores. Entenda o que o CLP pensa sobre a volta das coligações.

Saiba como funcionam as coligações →

Soluções Públicas

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o futuro da mobilidade urbana no Brasil… O Desafio Ipiranga-Cebrap está oferecendo 5 bolsas de pesquisas no tema “O futuro da mobilidade urbana”. Os pesquisadores selecionados participarão de cursos e oficinas em métodos e técnicas de pesquisa, além de orientação para elaboração do trabalho. Clique aqui para saber mais.

Também estão abertas as inscrições para o programa Ubuntu – fortalecendo potências no setor público. O Ubuntu, do Vetor Brasil, oferecerá ferramentas ideais de desenvolvimento profissional para ampliar e consolidar a participação de lideranças negras em posições de poder e influência no setor público de forma totalmente gratuita. As inscrições ficam abertas até o dia 08/10, clique aqui para saber mais.

Quero lembrar que o prazo de inscrições do Prêmio Espírito Público foi prorrogado até 19 de setembro! Ainda dá tempo de fazer parte da maior premiação nacional de valorização de profissionais públicos. Nesta edição, o Prêmio está dividido em 3 categorias: Pessoas que transformam, Equipes que transformam e Instituições que transformam. Clique aqui para se inscrever.

E pensando no atual cenário e em alternativas de participação popular direta e efetiva, três iniciativas chamadas de “Minipúblicos” estão ocorrendo dentro do programa Decidadania, iniciativa do coletivo Delibera Brasil. Clique aqui para conhecer as experiências.

A semana em números 

33

bilhões em dez anos seria a economia fiscal se a redução de jornada dos servidores não tivesse sido retirada da PEC 32;

2

semanas para o evento do Ranking de Competitividade dos Estados 2021;

19

de setembro é o prazo máximo para as inscrições no Prêmio Espírito Público!

Um abraço,
Natália Almeida.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas