|
Por 65 votos a 13, o Senado Federal aprovou em votação histórica o Novo Marco do Saneamento, na última quarta-feira, 25. O texto, que ainda precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê a universalização dos serviços de coleta de esgoto e fornecimento de água para a população até o fim de 2033.
O CLP – Liderança Pública foi protagonista na mobilização a favor da pauta, e com a ajuda de parceiros e da sociedade colocou a hashtag #SaneamentoÉBásico entre os dez assuntos mais comentados do Twitter Brasil no dia da votação.
Com a aprovação do Novo Marco, a agenda de reformas volta ao radar do Legislativo. Na próxima segunda-feira, 29, será lançada a Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa. Ao longo de toda a semana o CLP vai realizar lives com parlamentares e especialistas com o objetivo de discutir como tornar o serviço público mais eficiente, moderno e próximo dos cidadãos.
|
|
O Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 24, o projeto que institui o Novo Marco do Saneamento Básico. Depois de um apelo do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os líderes partidários anunciaram a retirada dos destaques, o que possibilitou que o projeto fosse aprovado com mais rapidez por 65 votos a 13. O texto estabelece metas de saneamento a serem cumpridas em até 12 anos. O custo estimado da universalização dos serviços, segundo o relator Tasso Jereissati (PSDB-CE), é de R$ 700 bilhões no período. Entenda.
Agora, o Congresso Nacional deve priorizar a retomada das reformas estruturais na agenda legislativa do segundo semestre. Em artigo publicado pelo Estadão, o fundador do CLP, Luiz Felipe d’Avila, reforça que os próximos seis meses serão cruciais para o destino da democracia e da retomada da economia. Leia mais.
O pontapé inicial para ajudar recuperar a capacidade produtiva do Estado vai ser dado na próxima segunda-feira, 29, com o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa. A iniciativa vai promover cinco lives com parlamentares da Frente, especialistas e porta-vozes do CLP, sobre os principais pontos da reforma Administrativa e seus efeitos na União, estados e municípios. Todas as lives serão transmitidas pelos canais oficiais do CLP nas redes sociais. Confira!
|
|
Para falar sobre o Novo Marco do Saneamento Básico, o podcast Coisa Pública contou com a participação de Geninho Zuliani, deputado federal (DEM-SP), líder MLG e relator do projeto na Câmara. O tema também foi abordado no CLP Talks, com a Presidente do Conselho Consultivo do Goldman Sachs no Brasil, Maria Sílvia Bastos Marques, que falou sobre os desafios do setor após a aprovação do texto. Assista.
Já o Ranking Covid-19 dos Estados, publicado pelo Broadcast Político, do Estadão, na última sexta-feira, 19, mostra que o Centro-Oeste tornou-se a região do Brasil com a pior nota no combate à pandemia. Confira.
Falando em estados, o Prêmio Excelência em Competitividade prorrogou suas inscrições para o dia 6 de julho. Até lá, é possível inscrever programas ou projetos estaduais que impactam a vida da população. Neste ano, os 3 estados vencedores serão premiados com um programa desenvolvido a partir da seleção de seus indicadores menos satisfatórios e as equipes responsáveis ganharão 16 horas de imersão nos temas do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG para ajudar os estados a se tornarem ainda mais competitivos. Inscreva-se.
|
|
LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DA REFORMA ADMINISTRATIVA
Participantes: Antônio Anastasia, senador (PSD-MG), Kátia Abreu, senadora (PP-TO); Tiago Mitraud, deputado federal (NOVO-MG), Paulo Uebel, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia; e Luiz Felipe d’Avila, fundador do CLP.
Data: 29/06, às 18h
Tema: O que a Reforma Administrativa pode fazer pelo Brasil
Transmissão: Facebook e Youtube do CLP
Faça sua inscrição!
|
Compartilhe a sua opinião com o CLP
Quer compartilhar a sua opinião sobre conteúdos, oportunidades, ou temas que gostaria de ver na nossa newsletter? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@clp.org.br
|
|
|
|
|
|