Ir para o conteúdo
DOE PARA O CLP
  • MENU
  • Voltar
  • 16/04/2024
  • Coisa Pública

Coisa Pública: Sem definição sobre reajustes de servidor, dívida pública explode e estados atrasam salários

 

15 de Maio de 2020

destaques

A crise causada pela covid-19 piorou ainda mais a situação da dívida pública do Brasil. Se antes os estados já estavam preocupados com a queda de arrecadação, agora a perspectiva é de que os governadores não tenham condições de arcar com o salário dos servidores.

A pandemia poderia ser enfrentada com mais capacidade de recursos públicos se a reforma Administrativa já tivesse saído do papel. Seu texto, no entanto, nunca foi enviado pelo Executivo. Até mesmo o congelamento do reajuste dos salários dos servidores, já aprovado pelo Congresso Nacional, segue sem a sanção presidencial.

Enquanto isso, estados e municípios buscam alternativa para sobreviver à pandemia com ações inovadoras. O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), contou em live do CLP Talks as estratégias do estado neste período de quarentena e de abertura gradual da economia.


A crise fiscal de alguns estados brasileiros, agravada com o avanço da Covid-19, já interfere na folha de pagamentos de atuais servidores. Com queda na arrecadação, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro afirmaram que nem mesmo o valor recebido do governo federal será suficiente para manter os salários em dia. Leia mais.

Enquanto isso, o funcionalismo público continua agravando a dívida pública da União. Com a extensão do programa de auxílio emergencial por mais um mês, os gastos dos cofres públicos serão de R$ 32 bilhões. Para a VirtuNews, o economista Daniel Duque, Head de Inteligência Técnica do CLP, propôs uma lista de corte de despesas imediatas para pagar essa conta: fim dos penduricalhos; corte do custo das férias do Judiciário por 2 anos; congelamento do reajuste dos servidores estaduais e municipais; e congelamento do reajuste dos servidores federais (com exceção de profissionais da saúde e da segurança). Entenda.

Mas o reajuste dos servidores ainda segue como uma proposta incerta, apesar de estar prevista na lei de socorro aos estados e municípios. O congelamento salarial até dezembro de 2021 foi a única contrapartida do ministro da Economia, Paulo Guedes, para liberar ao socorro de R$ 125 bilhões. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, estuda alternativas para cumprir a promessa feita a Guedes sem sofrer desgaste político com categorias que o apoiam. Leia mais.

A contenção de gastos também está prevista na Reforma Administrativa, parada desde o começo do ano devido ao surto do coronavírus. Após o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, defender a sua retomada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu que, a partir do segundo semestre, sejam discutidas novas propostas de reformas estruturais. Segundo ele, os gastos durante a pandemia levarão ao crescimento da dívida pública, gerando consequências, e a discussão deve começar a partir de agosto. Confira.

Para saber mais sobre as principais medidas que foram votadas e estão na pauta do Congresso, baixe o Boletim especial que preparamos:

Em virtude da escassez generalizada de recursos públicos para enfrentar a covid-19, estados e municípios estão buscando alternativas para amenizar as consequências causadas pela quarentena e pelo distanciamento social.

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), falou sobre as estratégias do estado no CLP Talks, iniciativa do CLP que promove uma série de lives com políticos, parceiros e servidores públicos. Assista!

São Paulo é o atual líder do Ranking de Competitividade dos Estados, iniciativa do CLP que analisa e compara o desempenho dos estados em dez pilares estratégicos com base em 70 indicadores reavaliados a cada ano. Além de definir a colocação dos governos subnacionais, o Ranking premia todo ano as políticas públicas mais impactantes para a população, por meio do Prêmio Excelência em Competitividade. As inscrições para o prêmio estão abertas até o dia primeiro de julho. Inscreva as boas práticas do seu estado!

Nós do CLP também estamos fazendo a nossa parte no combate à Covid-19, e reunimos em uma página todas as ações que nós e a nossa rede de líderes estamos realizando para enfrentar o problema mais urgente do Brasil. Leia mais.

Do outro lado do país, o Amazonas sofre com o sistema de saúde em colapso e a multiplicação de vítimas pelo coronavírus. O Coisa Pública, podcast quinzenal do CLP, conversou com a Maria do Socorro Lopes da Silva, líder indígena e servidora da secretaria de Saúde de Itacoatiara (AM). Ela contou sobre o problema complexo no município e como a covid-19 afeta populações indígenas no Brasil. Ouça!

SAVE THE DATE
  • 19/05, 19h – Flávio Amary, secretário de habitação de São Paulo; e Luiz Felipe d’Avila, fundador do CLP

Compartilhe a sua opinião com o CLP

Quer compartilhar a sua opinião sobre conteúdos, oportunidades, ou temas que gostaria de ver na nossa newsletter? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@clp.org.br 

•

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Picture of CLP

CLP

CLP – Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 13 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.

Notícias Relacionadas

Novo pacote fiscal do governo: alívio imediato, problemas permanentes

Introdução Após intensa reação da sociedade, o governo recuou do aumento generalizado do IOF, e

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

A bomba-relógio das despesas obrigatórias federais

Introdução Após a crise do IOF, fica cada mais claro que o governo federal tem

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

A lei de concessões e PPPs aprovada pela Câmara dos Deputados

Projeto de Lei moderniza leis de concessões e PPPs A Câmara dos Deputados concluiu a

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

Junte-se ao CLP

ESCREVA SEU EMAIL E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Siga o CLP

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE INFORMADO

Facebook-f Twitter Youtube Linkedin-in Instagram
Mapa do site

Sobre o CLP

Quem somos e o que fazemos
Equipe, Comitê Executivo e Conselho
Linha do tempo
Apoiadores
Sala de imprensa

Soluções de Educação

Contrate nossos cursos
Educação no CLP
Liderança e Transformação Pública

Causas

Competitividade
Causas
Reforma da previdência
Reforma Política Distrital Misto
Gestão de Pessoas no Setor Público
Enfretamento à Covid-19

Rede de Líderes

Líderes

Blog

Todos os Posts
Estudos, artigos, conteúdos técnicos

Doação

© COPYRIGHT CLP - CNPJ: 09.512.143/0001-57 - CLIQUE AQUI E FALE COM O CLP

AUDITORIA
  • Home
  • Sobre o CLP
    • Quem somos e o que fazemos
    • Equipe, Comitê Executivo e Conselho
    • Linha do Tempo
    • Apoiadores e organizações
    • Contato
    • Sala de imprensa
  • Contato
  • Causas
    • Todas as Causas
    • Competitividade
    • Desenvolvimento Econômico e Social
    • Enfrentamento à Covid-19
    • Gestão de Pessoas no Setor Público
    • Reforma Política Distrital Misto
  • Plataformas
  • Inteligência e Notas Técnicas
    • Plataformas
    • Estudos e notas técnicas
  • Soluções de Educação
    • Contrate nossos cursos
    • Educação no CLP
    • O MLG – Master em Liderança,Política e Gestão Pública
    • Liderança e Transformação
    • Curso de Transformação Digital
  • Rede de Lideres
    • Lideres
    • Rede MLG de Apoio à Primeira Infância
    • Rede Negritude Pública
  • Blog
  • Doação
    • Doe ao CLP
    • Bolsa Líder de Impacto