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Como construir confiança para resolver problemas complexos

Este é o segundo conteúdo da trilha de Resolução de Problemas Complexos no setor público. Esse tema é fortemente abordado nas formações do CLP e, em especial, nas aulas do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. Neste artigo, mostramos o que são problemas complexos e como construir construir confiança para enfrentá-los no dia a dia da gestão pública. Confira:

 

A função do servidor público

Antes de adentrar o tema de Problemas Complexos, é importante pensar sobre a função do servidor e do serviço público.

O servidor público, na sua essência tem a função de servir à sociedade. Isto é, servir significa cuidar das pessoas para que elas possam desenvolver e oferecer o seu melhor.

Existem servidores públicos que escolhem a carreira pública por conta da segurança e estabilidade na carreira.

Contudo, existe um bom contingente de servidores que não estão só por esse motivo no poder público. Mas porque querem promover a mudança na realidade do país. Esses servidores carregam o senso de propósito e o sonho de vida.

O sonho de vida é algo que você idealiza e quer ver acontecer na realidade individual e na de terceiros.  E é a partir desse sonho que as pessoas podem se conectar com o propósito ou sonho de uma organização

O servidor público ao escolher a carreira pública, escolhe também cuidar do bem comum.

Problemas Complexos no setor público

Os problemas complexos na área pública representam problemas de grande magnitude e impacto na sociedade.

E a melhor liderança para situações como essas são pessoas que tem conexão com o seu sonho de vida e propósito.

Se você é líder de um grupo ou uma equipe que não tem conexão com a secretária ou órgão público, é interessante investir no despertar da conexão com um conhecimento de vida e propósito de transformação nessas pessoas.

Pois isso, representa o que é ser servidor público, ou seja, trabalhar para cuidar das pessoas.

É preciso conseguir olhar para cada servidor e identificar nele ou estimular que ele entre em contato com o seu sonho de vida e com aquilo que seria o seu maior propósito.

Se você tem um conjunto de pessoas engajadas a caminhar junto com você e com os mesmos propósitos que o seu a conexão da equipe será mais clara.

 

Banner Master em Liderança e Gestão Pública - MLG

Sua equipe tem claro qual é o sonho de vida individual e qual o sonho de vida coletivo desse grupo?

Para uma gestão com bons resultados é fundamental ter isso claro para que seu propósito seja bem sucedido.

Feita essa etapa de despertar dentro das pessoas e estimular que elas busquem dentro de si qual é o sentido maior no que elas estão fazendo, podemos partir para a segunda etapa, que é a construção da confiança.

Mas o que é confiança?

A confiança é o elemento que faz com que trabalhemos um pedaço da tarefa, tendo certeza que outras pessoas ou colegas de trabalho, estão trabalhando em outros pedaços do problema complexo com o mesmo propósito.

A confiança pode ser compreendida através da fórmula abaixo:

Formula da confiança

A credibilidade envolve indivíduos que possuem informação e capacidade técnica.

Essa credibilidade não existe somente pela formação, mas também pelo comportamento, identidade e apresentação dos indivíduos.  Quanto maior a credibilidade, maior será a confiança.

Outro elemento fundamental é a disponibilidade. Para ilustrar, pode-se pensar em servidores competentes, que possuem entendimento sobre os processos, mas que não estão disponíveis para contribuir.

Ou seja, a disponibilidade representa atenção, que é essencial para saber com quem se pode contar. E consequentemente, colabora para aumentar a confiança da equipe/indivíduo.

Compreender as pessoas

Tendo em vista os elementos que foram citados acima, é preciso também olhar para a intimidade.

É necessário olhar, sentir, conversar, compreender, estar disponível e entrar na intimidade do outro. Se essa pessoa se sente íntima, irá aumentar a probabilidade de confiança.

Credibilidade, disponibilidade e intimidade representam as opções que podem ser divididas pelo ego – quando o objetivo final naquilo que faz é para atender seus desejos.

Se as ações são feitas só para si, para bater metas, mostrar que é um profissional excelente, mesmo que o trabalho esteja ajudando pessoas, em algum momento será percebido que o trabalha é focado apenas para um ganho individual.

Como aumentar a confiança da equipe no gestor?

Para aumentar a confiança da equipe no gestor, é fundamental incentivar os três elementos:

  • a credibilidade;
  • a disponibilidade e;
  • a intimidade.

Assim, esses três elementos alinhados aos sonhos individuais, o ego e a preocupação serão reduzidos e permitirá a construção de relações de confiança no mundo dos servidores públicos e das relações entre pessoas.

 

Confira o primeiro conteúdo da trilha de Resolução de Problemas Complexos no Setor Público aqui!

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