Este é o segundo conteúdo da trilha de Resolução de Problemas Complexos no setor público. Esse tema é fortemente abordado nas formações do CLP e, em especial, nas aulas do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. Neste artigo, mostramos o que são problemas complexos e como construir construir confiança para enfrentá-los no dia a dia da gestão pública. Confira:
A função do servidor público
Antes de adentrar o tema de Problemas Complexos, é importante pensar sobre a função do servidor e do serviço público.
O servidor público, na sua essência tem a função de servir à sociedade. Isto é, servir significa cuidar das pessoas para que elas possam desenvolver e oferecer o seu melhor.
Existem servidores públicos que escolhem a carreira pública por conta da segurança e estabilidade na carreira.
Contudo, existe um bom contingente de servidores que não estão só por esse motivo no poder público. Mas porque querem promover a mudança na realidade do país. Esses servidores carregam o senso de propósito e o sonho de vida.
O sonho de vida é algo que você idealiza e quer ver acontecer na realidade individual e na de terceiros. E é a partir desse sonho que as pessoas podem se conectar com o propósito ou sonho de uma organização
O servidor público ao escolher a carreira pública, escolhe também cuidar do bem comum.
Problemas Complexos no setor público
Os problemas complexos na área pública representam problemas de grande magnitude e impacto na sociedade.
E a melhor liderança para situações como essas são pessoas que tem conexão com o seu sonho de vida e propósito.
Se você é líder de um grupo ou uma equipe que não tem conexão com a secretária ou órgão público, é interessante investir no despertar da conexão com um conhecimento de vida e propósito de transformação nessas pessoas.
Pois isso, representa o que é ser servidor público, ou seja, trabalhar para cuidar das pessoas.
É preciso conseguir olhar para cada servidor e identificar nele ou estimular que ele entre em contato com o seu sonho de vida e com aquilo que seria o seu maior propósito.
Se você tem um conjunto de pessoas engajadas a caminhar junto com você e com os mesmos propósitos que o seu a conexão da equipe será mais clara.
Sua equipe tem claro qual é o sonho de vida individual e qual o sonho de vida coletivo desse grupo?
Para uma gestão com bons resultados é fundamental ter isso claro para que seu propósito seja bem sucedido.
Feita essa etapa de despertar dentro das pessoas e estimular que elas busquem dentro de si qual é o sentido maior no que elas estão fazendo, podemos partir para a segunda etapa, que é a construção da confiança.
Mas o que é confiança?
A confiança é o elemento que faz com que trabalhemos um pedaço da tarefa, tendo certeza que outras pessoas ou colegas de trabalho, estão trabalhando em outros pedaços do problema complexo com o mesmo propósito.
A confiança pode ser compreendida através da fórmula abaixo:
A credibilidade envolve indivíduos que possuem informação e capacidade técnica.
Essa credibilidade não existe somente pela formação, mas também pelo comportamento, identidade e apresentação dos indivíduos. Quanto maior a credibilidade, maior será a confiança.
Outro elemento fundamental é a disponibilidade. Para ilustrar, pode-se pensar em servidores competentes, que possuem entendimento sobre os processos, mas que não estão disponíveis para contribuir.
Ou seja, a disponibilidade representa atenção, que é essencial para saber com quem se pode contar. E consequentemente, colabora para aumentar a confiança da equipe/indivíduo.
Compreender as pessoas
Tendo em vista os elementos que foram citados acima, é preciso também olhar para a intimidade.
É necessário olhar, sentir, conversar, compreender, estar disponível e entrar na intimidade do outro. Se essa pessoa se sente íntima, irá aumentar a probabilidade de confiança.
Credibilidade, disponibilidade e intimidade representam as opções que podem ser divididas pelo ego – quando o objetivo final naquilo que faz é para atender seus desejos.
Se as ações são feitas só para si, para bater metas, mostrar que é um profissional excelente, mesmo que o trabalho esteja ajudando pessoas, em algum momento será percebido que o trabalha é focado apenas para um ganho individual.
Como aumentar a confiança da equipe no gestor?
Para aumentar a confiança da equipe no gestor, é fundamental incentivar os três elementos:
- a credibilidade;
- a disponibilidade e;
- a intimidade.
Assim, esses três elementos alinhados aos sonhos individuais, o ego e a preocupação serão reduzidos e permitirá a construção de relações de confiança no mundo dos servidores públicos e das relações entre pessoas.
Confira o primeiro conteúdo da trilha de Resolução de Problemas Complexos no Setor Público aqui!