O CLP reuniu professores, servidores públicos e especialistas durante quatro dias para discutir e fornecer ideias para os principais problemas dos municípios brasileiros. A Conferência Online: Gestão Pública Municipal surgiu da necessidade de se pensar o município, pois a cidade é onde o indivíduo vive e utiliza os serviços públicos. Por isso, refletir sobre as melhorias nas prefeituras deve ser um processo contínuo.
No primeiro dia (29/01), a Secretária Adjunta de Gestão da Prefeitura de Santos, Rosandra Elizabeth, abriu a Conferência com a temática de Gestão e Gente nos Municípios. A discussão abordou a elaboração e implementação de estratégias de recursos humanos, como plano de carreira, acompanhamento e avaliação dos gestores municipais. Confira a conversa aqui.
Na terça-feira (30/01), o economista e especialista de Infraestrutura do CLP, Pedro Bianchi, apresentou um panorama geral sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs) nos Municípios com foco na Iluminação Pública. Esse tipo de concessão pode representar uma alternativa às prefeituras que não possuem recursos para investimentos. Veja o que foi dito.
No período da tarde, Carlos Nascimento, Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Diretor de Programas da LSE Enterprise comentou sobre procedimentos que podem dinamizar e tornar as Finanças Municipais mais eficientes. Confira neste link.
O terceiro dia (31/01) foi iniciado com a conversa sobre Desburocratização nas Prefeituras, tema abordado pela analista de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Juliana Lohmann. A entrevistada comentou sobre os benefícios da desburocratização e forneceu passos para os municípios iniciarem esse processo. Assista a conversa.
No mesmo dia, Fúlvio Albertoni, Secretário da Fazenda de Juiz de Fora (MG) contou e esclareceu dúvidas sobre como foi possível realizar a Melhoria da Arrecadação em sua cidade. Conheça o caso.
Na quinta-feira (01/01), Maurício Correia, Mestre em Administração Pública e Assessor de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional na Fundação CASA, apresentou tópicos sobre como aplicar a Gestão Estratégica nas Cidades, através da capacitação dos servidores, diagnósticos e tomada de decisões. Clique aqui para conferir a conversa.
Para encerrar, Humberto Dantas, doutor em Ciências Políticas e Coordenador do Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), abordou o tema das Eleições 2018 e o Impacto nos Municípios, contando como as cidades são influenciadas pelas votações para cargos estaduais e federais. Veja o que foi dito.