Produzido pelo CLP – Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit, o Ranking de Competitividade dos Estados 2019 foi lançado na sexta-feira, 18 de outubro, na B3 – Bolsa de Valores, em São Paulo.
Nele, as 27 unidades federativas são avaliadas sob a ótica 69 indicadores, distribuídos por 10 pilares fundamentais para a eficiência da gestão pública: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
Confira o desempenho do cada estado no ranking geral
Neste ano, o Estado de São Paulo ficou pelo quinto ano consecutivo em 1º lugar, seguido de Santa Catarina e do Distrito Federal. Além disso, nessa edição do Ranking, 10 estados subiram na pontuação, enquanto 9 caíram e 8 mantiveram o mesmo resultado da edição passada.
Além do lançamento dos dados do Ranking, o evento contou também com o Prêmio de Excelência em Competitividade, composto pelas categorias Destaque Internacional, Destaque Crescimento e Destaque Boas Práticas.
A primeira reconhece o estado que possui o maior número de indicadores acima da média dos países da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico; a segunda, o estado que teve o maior destaque em crescimento nos últimos 4 anos; e a terceira reconhece os estados que souberam implementar políticas públicas de destaque e boas práticas que devem ser replicadas.
Neste ano, São Paulo foi vencedor na categoria Internacional e o Alagoas na categoria Crescimento.
Confira as boas práticas vencedoras e finalistas de 2019
Para saber mais sobre o Ranking de Competitividade 2019, baixe o relatório completo aqui.
Assista ao evento completo abaixo.