O Ranking de Competitividade dos Estados é lançado anualmente pelo CLP – Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit. Com 10 pilares e 69 indicadores, ele pretende mensurar o desempenho dos estados em diferentes áreas e avaliar os resultados dos governos estaduais, auxiliando os líderes públicos a diagnosticar e elencar prioridades de gestão.
Neste artigo, vamos discutir o conceito de Boas Práticas, atividades que abrangem políticas públicas de baixo custo.
O conceito de Boas Práticas
O CLP entende que Boas Práticas, dentro do conceito de políticas públicas, são atividades governamentais que devem necessariamente gerar resultados e alto impacto. Assim, elas devem ser replicáveis, consistentes, adaptáveis e com a facilidade de utilizar novos recursos e metodologias.
Para ter um resultado consistente, é preciso que uma Boa Prática olhe para um estado como um todo, abordando desde a questão de Segurança Pública até a questão da saúde.
Assim, quando se discutem Boas Práticas em relação ao Ranking de Competitividade dos Estados, devem ser percebidas suas equidades, ou seja, como essas atividades conseguem combater a questão da desigualdade.
O Ranking de Competitividade dos Estados
Com a presença de diversos atores políticos, como governadores e secretários de diferentes pastas e estados, o Ranking de Competitividade foi lançado no dia 18 de outubro, durante um evento na B3 – Bolsa de Valores, em São Paulo.
Após o Lançamento dos Dados do Ranking de Competitividade dos Estados, aconteceu também o Prêmio de Excelência em Competitividade, apresentando os estados que souberam implementar políticas públicas que merecem destaque, dando luz aos exemplos e boas práticas que devem ser replicadas, e incentivando uma competição saudável entre os estados brasileiros.
Conheça as Boas Práticas Vencedoras e Finalistas de 2019
Curso Competitividade e Políticas Públicas
Agora, no mês de novembro, o CLP lançará o curso Competitividade e Políticas Públicas, criado para auxiliar gestores de todo o país no desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas. Ele terá como base todo o material do Ranking de Competitividade dos Estados, incluindo seus dados, pilares e indicadores.
Ao longo do curso, serão apresentados os conceitos de competitividade e de política pública, e as dimensões de sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Não perca essa oportunidade! Você pode se inscrever pelo formulário abaixo: