Search
Close this search box.

CLP em foco: o jantar anual do CLP e os próximos passos do Brasil

CLP - Lidere a transformação
Cenário Político
PEC é a única opção factível para a inclusão de estados e municípios na reforma

PEC é a única opção factível para a inclusão de estados e municípios na reforma

Excluídos da reforma da Previdência aprovada na Câmara dos Deputados, estados e municípios precisam repensar seus regimes próprios de aposentadoria pela mesma razão da União: as contas não fecham. Em sua coluna no Huffpost, a diretora-executiva do CLP, Luana Tavares, discute a necessidade da inclusão destes entes federativos na reforma, e a possibilidade de fazer isso através de uma PEC paralela. Leia.

 

As pautas do Congresso no segundo semestre

Com a aprovação da reforma da Previdência na Câmara no último dia 7, a expectativa é de que ela seja também aprovada no Senado sem grandes alterações, e mudanças específicas sejam endereçadas em projetos paralelos. Enquanto isso, o Congresso já prepara uma agenda econômica para o segundo semestre, dando destaque a temas que Rodrigo Maia considera que já tenham maioria consolidada para votação. Veja quais são esses projetos e como está a tramitação de cada um deles.

 

Como a MP da liberdade econômica altera a legislação trabalhista

A Medida Provisória da liberdade econômica teve seu texto-base aprovado na câmara essa semana, e ainda precisa ser votada pelo Senado até o dia 27 para não perder a validade. Entre as propostas da MP que quer fortalecer o livre mercado, também existem pontos polêmicos de mudanças na CLT. Neste artigo, o Nexo explica quais são essas alterações e discute seus possíveis impactos. Entenda.

De Olho no Planalto

Nesta edição da coluna De Olho no Planalto acompanhe o cenário da proposta de reforma da Previdência – aprovada na câmara na última semana – e também veja quais são as discussões que estão guiando uma possível reforma tributária. Saiba mais.

Conteúdos e oportunidades
Qual o futuro do Fundeb após 2020 e os projetos de lei em tramitação

Qual o futuro do Fundeb após 2020 e os projetos de lei em tramitação

O Fundeb tem data para acabar: 31 de dezembro de 2020. Com o prazo apertado para discutir sua manutenção, a pauta se torna cada vez mais urgente para o futuro da educação básica no Brasil. Neste artigo, debatemos o que acontece caso o Fundeb acabe, levantamos os principais projetos de lei em tramitação sobre o tema e como a iniciativa pode ser mais distributiva. Entenda.

Como funciona um processo de mudança?

Processos de mudança são necessários para que organizações possam se tornar mais ágeis, tenham objetivos mais alinhados e sejam mais eficientes. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com as principais fases de um momento de transição para ajudar você a ter um olhar mais crítico para os desafios que serão enfrentados. Saiba mais.

Por que estados e municípios precisam ser incluídos na reforma?

A reforma da Previdência foi aprovada na câmara e segue agora para a apreciação do Senado. Um dos principais pontos de debate sobre a PEC é a inclusão de estados e municípios na proposta – o que ficou de fora do texto até então. Existem discussões sobre a tramitação de uma PEC paralela que contemple essa mudança, para que a proposta original possa ser aprovada mais rapidamente. Mas afinal, qual é a importância de incluir estados e municípios na reforma? Entenda.

Gestão por competências no setor público

Modelos de gestão de pessoas por competências para o setor público podem trazer melhorias para o funcionamento do Estado, e práticas que permeiam o tema já são discutidas em propostas no Ministério da Economia. Neste texto, produzido pela Consultoria Leme em parceria com o CLP, entenda como funciona e quais são os benefícios de adotar a Gestão por Competências no setor público. Leia.

Quem está resolvendo os problemas do Brasil?

O Brasil tem problemas estruturais que precisam de atenção, mas existem pessoas comprometidas em enfrentá-los, trabalhando para criar soluções nos serviços públicos de todas as esferas, no terceiro setor, e em organizações que colaboram com a melhoria do estado brasileiro. Nós queremos conversar com essas pessoas para que elas contem os desafios que enfrentaram, e como conseguiram criar soluções para problemas que parecem complexos demais. Se você quer ouvir essas conversas em um podcast, apoie nossa produção de conteúdo.

Acontece na Gestão Pública
Os desafios do novo procurador-geral da República

Os desafios do novo procurador-geral da República

O presidente Jair Bolsonaro vai escolher alguém para ocupar o cargo de procurador-geral da República – a pessoa responsável por denunciar presidentes, desenvolver modelos de cooperação internacional em investigações, e diversas outras tarefas que compõem um dos cargos mais importantes do país. O Estadão levantou alguns dos principais desafios que o(a) novo(a) procurador(a) vai enfrentar, e o que isso significa para o governo. Saiba mais.

Governo quer empresa privada medindo o desmatamento da Amazônia

Após a demissão do chefe do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) no começo de agosto por um embate com o governo sobre os dados de desmatamento no país, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que quer contratar um serviço privado para coleta de dados na região. A ideia é que o serviço trabalhe em conjunto com o Inpe, complementando os dados do instituto. Entenda.

A classificação das escolas públicas e privadas do Enem em 2018

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado com o objetivo de avaliar estudantes do ensino médio da rede pública e privada, e há 10 anos também passou a ser uma forma de seleção para diversas instituições de ensino superior. Seus dados também ajudam a mostrar a realidade das diversas escolas do país, oferecendo um diagnóstico de onde estão os gargalos e oportunidades na educação. Pensando nisso, o Nexo criou uma série de infográficos que mostram a classificação das escolas brasileiras com base no exame de 2018. Confira.

 

Identidade digital tem piloto no Distrito Federal

O Distrito Federal lançou na última segunda-feira (12) o aplicativo E-identidade, que reúne diversas informações dos cidadãos – como CPF e título de eleitor – em uma única identidade digital no celular, que é válida em todo o Brasil. O DF é a primeira unidade da federação a adotar o modelo, que pode ser expandido para o resto do país. Saiba mais.

CLP em movmento
Jantar anual CLP - É possível retomar o crescimento e a competitividade do Brasil?

Jantar anual CLP – É possível retomar o crescimento e a competitividade do Brasil?

Na última segunda-feira (12) mais de 300 convidados – entre empresários, congressistas e representantes da sociedade civil – participaram do jantar anual do CLP, que contou com painéis discutindo a retomada do crescimento e a competitividade no Brasil. Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, foi um dos painelistas e levantou algumas das barreiras que o país precisa enfrentar. Saiba mais e assista ao evento completo.

Líderes MLG falam sobre a visita ao Parlamento Britânico

No segundo vídeo da série que conta as experiências da 5ª turma do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG, que participou do módulo internacional do curso na Blavatnik School of Government, em Oxford, Janaina Reis, Alexandre Marx e Flávia Lancha discutem com Humberto Dantas os aprendizados da visita ao Parlamento Britânico e os debates que ela gerou. Acompanhe.

 

A diversidade da nova turma do MLG

O processo de seleção do MLG se encerrou nas últimas semanas, e as 37 pessoas aprovadas estão prestes a iniciar uma jornada para se tornarem parte de uma rede de líderes que está enfrentando os principais problemas do Brasil. A nova turma é composta por pessoas de diversos setores e regiões do país, e neste infográfico, separamos os dados que mostram a diversidade do grupo. Confira.

Ranking de Competitividade motiva Rondônia a promover inovação

Rondônia hoje ocupa o 14º lugar no pilar de inovação do Ranking de Competitividade dos Estados. Buscando elevar essa posição, a Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) do estado organizou o Fórum de Inovação e Competitividade de Rondônia (Meetup.RO), que acontece nos dias 20 e 21 de agosto. Saiba mais e inscreva-se.

Primeira aula presencial da Rede Lidera Rio

Na última terça-feira (13) estivemos no Rio de Janeiro para realizar a primeira aula presencial da Rede Lidera Rio, em parceria com o Instituto República. Mais de 20 participantes estiveram presentes nessa capacitação sobre Gestão de Pessoas para Resultados, conduzida pela Líder MLG Helena de Rezende. Veja como foi.

Como universalizar a educação básica

Como universalizar a educação básica

Na última edição na newsletter do CLP trouxemos uma conversa com a Secretária Municipal de Educação de Campinas – SP, e Líder MLG, Solange Pelicer, contando os desafios de universalizar o acesso e a permanência dos alunos da educação infantil no município. Neste artigo, mostramos a realidade de Campinas antes da atuação da secretária, como ela enfrentou esses desafios, e os resultados que já estão mudando a educação na cidade. Confira.

 

A Educação Pública de Singapura e Caminhos para a Educação no Brasil – Parte 2

Em junho deste ano, os líderes MLG que participaram de uma viagem para conhecer o sistema educacional de Singapura publicaram um artigo compartilhando seus principais aprendizados, pensando também no contexto brasileiro. Agora, os líderes André Lopes e Alex Moreira dão sequência ao conteúdo discutindo a valorização da carreira docente e a gestão educacional no país. Confira.

Compartilhe a sua opinião com o CLP

Quer compartilhar a sua opinião sobre conteúdos, oportunidades, ou temas que gostaria de ver na nossa newsletter? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@clp.org.br.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas