Este é o terceiro e ultimo conteúdo da trilha de Resolução de Problemas Complexos no setor público. O tema é muito abordado nas formações do CLP e, em especial, nas aulas do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. Neste artigo, falamos sobre o papel do cidadão no contexto social e recapitulamos o que é importante na resolução de problemas complexos. Confira:
O papel do cidadão no contexto social
Existe um tipo de cidadão que pode ser chamado de cidadão máximo, que é aquele que atende seu papel na sociedade e conhece seus direitos e deveres. Ou seja, se por um lado o cidadão tem os seus direitos, por outro ele tem os seus deveres. E, quando lidamos com pessoas no setor público, temos que ter isso muito claro.
É preciso engajar a sociedade para que o cidadão saia do papel de cidadão mínimo, que é aquele que pensa: “eu pago meus impostos e você tem que entregar os serviços”. Essa pessoa tem uma visão muito limitada do que de fato é ser cidadão e, provavelmente, exigirá muito do Estado, além de contribuir pouco com a sociedade.
Estando consciente disso, o servidor público pode ajudar as pessoas a entenderem o seu papel e refletirem que mesmo uma pequena atitude, como não jogar lixo na rua, pode ter um grande impacto na sociedade como um todo. Inclusive, no tamanho do estado e suas responsabilidades em prol do bem comum.
Portanto, cuidar de pessoas também passa por auxiliar o cidadão a entender o que é de fato o bem público, qual é o seu papel em relação a isso, e que ele tem seus direitos, mas também tem o seus deveres.
Como resolver problemas complexos?
Nos últimos dois textos dessa série, discutimos e trouxemos ferramentas para facilitar a resolução de problemas complexos no setor público. Confira quatro pontos de atenção que ficaram dessa discussão:
Entenda o que configura um problema complexo
Ter consciência de que um problema complexo não tem uma solução pronta ou correta é essencial para identificar quando estiver passando por um problema desse tipo e contar com o apoio da equipe e de terceiros para resolvê-lo.
A solução para problemas complexos está nas pessoas
Ter uma equipe ou pessoas envolvidas para resolver um problema complexo é essencial. E, para que as pessoas se engajem na resolução do problema, é essencial que ele tenha uma grande conexão com seu propósito e sonho de vida. Portanto, dedique um tempo fazendo as pessoas refletirem sobre o propósito de estar aonde estão.
Valorize a experiência da sua equipe
O principal ativo na solução de problemas complexos chama-se: experiência humana. Identifique as competências necessárias para enfrentar um problema complexo e conte com a experiência da sua equipe nesse processo.
Use os dados ao seu favor
Acesso à informação e capacidade analítica são essenciais para a realização de um bom diagnóstico. Você pode usar todos os recursos tecnológicos que estão à disposição para acelerar a atuação da sua equipe.
Gestão de pessoas na resolução de problemas complexos
O segredo para resolver problemas complexos está em uma equipe de pessoas engajadas e movidas por um propósito, com um volume de competências considerável, experiência prévia e vontade de deixar um legado. Sem dúvidas, as principais ferramentas para a resolução de problemas passam pela área de gestão de pessoas.
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