Em sua terceira edição, o Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas recebeu mais de 90 inscrições de todo o país. Desde 2015, o prêmio que integra o Ranking de Competitividade dos Estados reconhece os estados que valorizam políticas de alto impacto. A categoria Destaque Boas Práticas elege 3 desafios importantes para a agenda atual em competitividade e premia 3 estados que possuem políticas de destaque nestes temas.
Conforme previsto no edital, foram feitas duas avaliações. A primeira consistiu em verificar se as boas práticas inscritas atendiam a pré-requisitos como serem parte da esfera estadual e fornecer informações completas sobre sua execução. Já a segunda triagem foi feita abordando os critérios estabelecidos no edital, que são: potencial de institucionalização ou legado, equidade, replicabilidade e escalabilidade, inovação, competitividade e momento do país, e resultados.
Foram selecionadas como pré-finalistas dez (10) práticas, que foram avaliadas pela nossa banca de seleção, composta por Fábio Barbosa, Luana Tavares, Fábio Ono, João Miranda, Pedro Maeda, Tadeu Barreto, Francisco Fortes, Mansueto Almeida e Gustavo Loyola.
As dez (10) políticas pré-finalistas foram: Sistema Informatizado de Ouvidoria do DF (DF), Programa Pará Profissional (PA), Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar (PE), Programa Ganhe o Mundo (PE), B.I e Analytics no Fisco Estadual Paranaense (PR), Sistemática de Governança e Gestão (RS), Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (SP), Modelo de Gestão para Resultados (MS), Sistema de Gestão de Obras (RS) e o Índice de Transparência Atíva (DF).
A partir das pré finalistas, as práticas que concorrem ao Prêmio Excelência em Competitividade – destaque boas práticas são:
- Sistema Informatizado de Ouvidoria do DF (OUV-DF): Criado por meio da lei distrital nº 4.896/2012, o OUVI-DF é uma plataforma interativa na qual o cidadão pode registrar e acompanhar a sua reclamação e responder uma pesquisa de satisfação. Este foi o primeiro sistema público informatizado de ouvidoria do Brasil, que agiliza o contato entre o governo local e a população e ainda utiliza as manifestações registradas como subsídio para a criação de novas políticas públicas.
- Programa Pará Profissional (PA): O programa foi desenvolvido para aumentar os índices de educação técnica, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional focados nas necessidades do mercado local. A metodologia de execução do programa está baseada em quatro pilares: articulação com a sociedade local, dos demandantes de cursos ao seu próprio público-alvo; prospecção dos cursos para alinhá-los plenamente às demandas identificadas; oferta dos cursos com flexibilidade, dinamismo e qualidade; e acompanhamento e avaliação dos resultados para constante aperfeiçoamento do programa.
- Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar(PE): O Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar foi criado para ajudar a pasta a manter o sistema educacional funcionando diante de um cenário desafiador de degradação das contas públicas, criando uma metodologia sustentável de geração de economia por meio da eficiência escolar. O projeto tem como principal objetivo otimizar as contas públicas e melhorar a gestão de recursos humanos; ao mesmo tempo que valoriza as funções administrativas e de apoio pedagógico nas escolas, também ocorre um incremento das práticas de administração.
- B.I e Analytics no Fisco Estadual Paranaense (PR): O programa implementou ferramentas de B.I – Business Intelligence – para identificar e evitar fraudes na arrecadação de impostos. O Estado integrou aos seus sistemas softwares de análise, armazenamento e cruzamento de dados para aumentar capacidade e eficiência no controle e fiscalização de tributos.
- Sistemática de Governança e Gestão (RS): O projeto criado pelo governo do Rio Grande do Sul, engloba toda a estrutura estadual em um processo de planejamento estabelecido para todas as secretarias e órgãos vinculados. Dessa forma criou-se um mapa estratégico que se converteu na principal ferramenta de monitoramento de ações, projetos e indicadores de a administração, além de um rígido controle das despesas.
O CLP gostaria de agradecer a todos os servidores que compartilharam um pouco dos projetos e histórias de impacto que têm mudado o Brasil e ajudado o país na consolidação de uma nação mais próspera e competitiva.
Saiba mais sobre o Prêmio Excelência em Competitividade