Esse conteúdo faz parte do Blog do CLP. Esse é um espaço onde as lideranças formadas pelos cursos do CLP compartilham boas práticas, aprendizados e soluções que, nesse caso, foram criadas ou otimizadas através da participação no Master em Liderança e Gestão Pública. O texto, da líder e educadora Mônica Pellegrini, fala sobre suas experiencias na área da educação. Confira:
Escrevo esse texto no dia dedicado a homenagear professoras e professores que bravamente constroem o cotidiano nas salas de aula das escolas e universidades de norte a sul do país e me pergunto: o que leva hoje um profissional a continuar nessa labuta sabidamente mal remunerada e com alto grau de exigência e responsabilidade?
Acredito que seja o compromisso com o desenvolvimento das novas gerações, a crença inabalável no ser humano e em seu potencial de ser. Ao menos, é esse o propósito que me move nessa jornada como educadora que começou em 1992 e segue forte até hoje.
Nesse tempo, participei de vários projetos, utilizei diferentes abordagens pedagógicas e trabalhei para 8 organizações da sociedade civil. O que permaneceu foi o foco: crianças, adolescentes e jovens das periferias desse país.
Experiência no Instituto Ayrton Senna
Nos últimos 18 anos atuei como parte da equipe do Instituto Ayrton Senna e tive a oportunidade de desenvolver projetos educacionais inovadores e alinhados com as demandas que esse século nos traz. Projetos esses, focados na educação integral, que propõe o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, seja pela educação pela arte, seja em propostas curriculares na escola.
Implementação de uma escola de Ensino Médio
Particularmente me orgulho de ter participado do desenvolvimento e da implementação de uma escola de Ensino Médio em parceria com a Secretaria Estadual do Rio de Janeiro – o Colégio Estadual Chico Anysio/CECA – que iniciou em 2013 e se mantem até hoje como referência quando se fala de propostas inovadoras para esse segmento escolar.
O Ensino Médio no Brasil, como todos sabem, é um grande desafio especialmente por não estar conectado aos anseios, desejos e interesses dos adolescentes e jovens dessa geração que já nasceu conectada. Portanto, o índice de abandono escolar nessa etapa tão importante da educação para a vida é altíssimo e, dos que abandonam, ouvimos sempre que a escola perdeu o sentido para eles.
A proposta curricular implementada no Rio de Janeiro oportuniza aos estudantes refletirem sobre sua identidade, se fortalecerem no que tem de melhor e se projetarem no futuro, permite o encontro do ser com o querer ser, permite sonhar e buscar caminhos para realizar esses sonhos. Esse projeto, com certeza, foi um de meus maiores legados como educadora.
Em 2016 houve uma virada política no estado e acompanhei o declínio dos resultados da Secretaria. Fiquei bastante desmotivada e pensei em mudar de rota. Mas, como não sei o que ser se não for educadora, fui estudar gestão pública para buscar alguma resposta ou sentido no que presenciei.
Conhecendo o Master em Liderança e Gestão Pública – MLG
Fui da turma do MLG 4 e, ao término dos 18 meses de curso, havia encontrado um novo propósito: atuar na gestão pública. Assim, decidi fechar um ciclo de quase 27 anos de atuação no 3º setor e iniciei um novo capítulo de minha aventura pedagógica ao aceitar o convite para assumir a Superintendência Pedagógica da Fundação CASA.
A crença inabalável no ser humano e em seu potencial me dá a certeza de que, se o que a vida quer da gente é coragem, como disse Guimarães Rosa, então, estou pronta. E assim como eu, acredito que a trajetória das professoras e dos professores brasileiros é repleta de histórias cotidianas que nos fazem seguir tecendo oportunidades de desenvolvimento para nossas crianças, adolescentes e jovens.
Mônica Pellegrini, é graduada em geologia pela UFRJ, especialista em arte educação pela USP e líder pós-graduada pelo Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. Atualmente é Superintendente Pedagógica da Fundação CASA. Faz parte da rede de líderes que busca transformar o país por meio de uma gestão pública de qualidade.