A 3ª edição do Solução Pública, uma série de encontros online para ouvir e discutir o atual cenário no qual os servidores públicos estão inseridos, focou em boas práticas que estão transformando os estados brasileiros. As atividades aconteceram em parceria com o Ranking de Competitividade dos Estados e foram baseadas em duas boas práticas de destaque na temática de Governo Aberto.
O Solução Pública foi criado com o objetivo de fornecer um espaço de diálogo entre servidores públicos sobre os desafios que eles vivenciam no setor público e compartilhar perspectivas de especialistas nos desafios vivências. Além disso, também pretende ser um espaço de compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências entre os servidores municipais e estaduais.
O primeiro encontro da 3ª edição, que aconteceu na primeira semana de setembro, levou aos servidores públicos o Participa.pe, uma das boas práticas de Participação Social. Já o segundo, na semana seguinte, abordou a iniciativa de Monitoramento de Dados. Ambos foram executados pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco – SEPLAG.
Participa.pe
O Participa.pe foi criado para digitalizar o processo e a participação ativa no processo de captação de propostas para o Planejamento Plurianual e a Lei Orçamentária Anual do Estado de Pernambuco. A ideia foi transformar digitalmente o seminário “Todos por Pernambuco”, referência em participação popular no qual os gestores passavam por cada região para escutar as necessidades das populações.
Ao notar que o Estado não possuía um processo estruturado de inovação governamental e nem curadoria de soluções tecnológicas, a gestão realizou modificações sensíveis na cultura das organizações envolvidas e criou a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag).
“Foi preciso vencer a camada e se estruturar internamente. Transformar digitalmente um processo grande como esse, de escuta popular, é um serviço muito grande. Foi preciso envolver stakeholders, agências de tecnologias e diferentes órgãos de governo. É preciso também ter uma estrutura por trás que segure isso, convencendo os servidores responsáveis pela transformação”, explicou Hugo Medeiros, Coordenador do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco.
Monitoramento de Dados
Por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Núcleo de Ciências de Dados (NCD) do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), estrutura ligada à SEPLAG-PE), desenvolveu a Covid-19 em Dados, uma aplicação open source em “R” com painel embarcado em “Power BI”, em versão gratuita.
Além de ser útil aos gestores para o enfrentamento da pandemia, a aplicação tem como principal valor a transparência ativa. Através dela, a população, a mídia e a academia também têm uma fonte segura dos dados. A ferramenta de análise e visualização de dados foi elaborada a partir da integração de bases confiáveis, agregando dados mundiais, nacionais e estaduais relativos à epidemia, leitos e testes, etc.
Além disso, a Covid-19 em Dados é uma solução dirigida especialmente aos gestores públicos que estão trabalhando no enfrentamento da doença, com o objetivos de auxiliá-los na tomada de decisões com base em evidências