|
|
|
|
Por que é preciso valorizar o bom servidor público
O bom servidor deve ser reconhecido e valorizado. Mais do que isso, ele deve ser diferenciado daquele que se utiliza da estabilidade funcional em seu benefício e não em prol do interesse público, única justificativa para que ela exista. Neste artigo publicado pelo Huffpost Brasil, a diretora-executiva do CLP, Luana Tavares, explica os motivos pelos quais as regras que regem a administração pública no país precisam passar por profunda revisão sistemática. Entenda.
Reformas estruturais podem atenuar efeito de crise no Brasil
A economia global está desacelerando. Medidas que possam reduzir a exposição do Brasil à crise passam por um entendimento entre os poderes Executivo e Legislativo, para que estes prossigam, de imediato, com a agenda de reformas. Neste contexto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, encaminhou na última terça-feira, 11, ofício aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pedindo a aprovação de projetos considerados prioritários pela equipe econômica. De acordo ele, a retomada da agenda de reformas é fundamental para o crescimento sustentável em meio ao resultado decepcionante do PIB brasileiro em 2019 – que ficou em 1,1%, de acordo com o IBGE. Leia.
Em Brasília, CLP promove evento em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa
O CLP – Liderança Pública, por meio da rede ‘Apoie a Reforma’, participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa, na próxima terça-feira, 17, às 15h, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa conta com o apoio de representantes da sociedade civil, especialistas e um grupo de mais de 200 parlamentares de 23 partidos que apoiam a modernização das regras do funcionalismo público brasileiro.
“A sociedade está engajada na agenda de reformas”, diz Ana Carla Abrão
Após idas e vindas, o envio da Reforma Administrativa ao Congresso Nacional deve ser oficializado no início da próxima semana. A falta de coordenação eficaz da atividade política para a aprovação das reformas fiscais por parte do Executivo preocupa a economista Ana Carla Abrão. Em entrevista ao Virtunews, ela explica que o país não pode mais esperar e como a sociedade está engajada na busca de eficiência operacional do Estado e oferta de melhores serviços básicos. Assista.
Coronavírus: a hora é agora
A alta dos casos confirmados e suspeitos de coronavírus no Brasil eleva o temor de que o país enfrente um surto de proporções chinesas – ou italianas. Será que por aqui estaríamos prontos para lidar com uma crise dessa magnitude? Qual a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para conter a epidemia? Saiba mais.
De Olho no Planalto
Para evitar impactos mais graves da guerra do petróleo e do coronavírus na economia brasileira, deputados e senadores apostam na aprovação pelo Congresso de mais reformas estruturais. Essa agenda, contudo, enfrenta dificuldades por parte do Executivo. De uma lista de 12 propostas prioritárias elaborada pelo Ministério da Economia, três ainda não chegaram ao Congresso Nacional, incluindo as reformas tributária e administrativa. Esta última, em contrapartida, deve ser encaminhada no início da próxima semana à Câmara, coincidindo com o lançamento da Frente Parlamentar de apoio à proposta.
|
|
|
CLP debate coronavírus e políticas de saúde em episódio do Coisa Pública
Os últimos dias foram marcados pela expansão no número de casos do novo coronavírus. A epidemia se tornou uma preocupação global. Mas o que é esse vírus e qual risco ele traz para a gente? Como o setor público brasileiro está atuando? São muitas as dúvidas sobre o assunto. No último episódio do Coisa Pública falamos sobre o coronavírus e a importância em discutir políticas públicas de saúde. Participaram do debate as líderes MLG Karla Santa Cruz Coelho, professora de Medicina da UFRJ e ex-diretora da Agência Nacional de Saúde; e Evanilde Fernandes, servidora aposentada do Ministério da Saúde e consultora em Gestão de Saúde. Ouça!
Dá para separar PIB público e PIB privado?
O Brasil conheceu no começo do mês o resultado de seu Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, que cresceu 1,1% em relação ao ano anterior. Após o anúncio, o governo comemorou o resultado com base na separação entre PIB privado e público. Essa divisão gerou debates e dúvidas em torno do indicador econômico. Afinal, essa separação é correta ou não? Entenda.
A decisão do Ministério da Cidadania que põe em risco a assistência social nas cidades brasileiras
Uma portaria do Ministério da Cidadania lançada no fim de 2019 resultou em cortes nas verbas federais repassadas para os serviços de assistência social no país. Segundo gestores dos municípios, a decisão de Brasília põe em risco a continuidade do atendimento, especialmente em localidades menores e com menos recursos. Leia.
Mas afinal, o que propõem as reformas das Previdências estaduais?
A reforma da Previdência nos estados é um desafio urgente para a sustentabilidade das contas públicas do setor público brasileiro. Neste contexto, a inteligência técnica do CLP produziu um relatório que tem como objetivo analisar as reformas da Previdência estaduais que foram apresentadas nos últimos seis meses. Nele, observamos a relação entre a situação fiscal e os sistemas previdenciários dos 17 estados que apresentaram propostas sobre o tema. Quer receber o estudo com exclusividade? Acesse!
|
|
|
Reforma Administrativa em Portugal: O que podemos aprender?
A Reforma Administrativa é um dos fatores decisivos para romper as desigualdades entre o setor público e o privado, além de dar uma maior eficiência nos serviços oferecidos para a população, já que prevê uma revisão geral de como funciona o sistema de incentivos e reconhecimento no setor público. Neste artigo da jornalista Natalia Almeida, apresentamos a Reforma Administrativa em Portugal, que aconteceu em 2008, após sua máquina pública viver um inchaço que comprometeu os investimentos do país. Saiba mais.
Da ressignificação interna à mudança cultural: rumo à maior ocupação das mulheres na liderança pública
A igualdade entrou em campo para vencer. Mais de um século depois de iniciada a luta das mulheres por paridade de direitos, são celebrados avanços pontuais sob o ponto de vista do debate público em torno das questões femininas. A líder MLG e idealizadora do Projeto Lidera Mulher, Paola Figueiredo, escreve neste artigo ao Instituto República seu papel como liderança feminina no setor público e os desafios para ampliar representatividade das mulheres na política. Leia.
Com desenhos, crianças sugerem ações para o Plano Municipal para Primeira Infância
Mais de 40 mil crianças da educação infantil e ensino fundamental matriculadas na rede municipal de Recife serão ouvidas para colaborar na elaboração do primeiro Plano Municipal para a Primeira Infância do município. A iniciativa tem o objetivo de regulamentar e orientar as ações da Prefeitura da capital pernambucana, do ano de 2020 até 2030, com foco nas crianças até os seis anos de idade. O líder MLG e Secretário Executivo para a Primeira Infância, Rogério Morais, conta mais detalhes nesta reportagem. Confira.
|
|
Inscrições abertas para a sétima turma do MLG
Estão abertas as inscrições para o principal e mais disputado programa de bolsas de pós-graduação para gestores públicos: o Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscreverem no site. As 35 pessoas selecionadas para a 7ª turma do MLG vão cursar 400 horas distribuídas em 16 encontros mensais. Além disso, a agenda inclui uma missão internacional, a fim de compartilhar e acompanhar práticas inovadoras relacionadas ao campo da gestão pública. Faça a sua inscrição!
"Ciclo de Debates 2020 - Pensando os municípios"
Com o objetivo de conectar a Rede MLG a uma Rede Global de líderes públicos e potencializar ainda mais nosso impacto, o CLP - Liderança Pública inicia neste mês a série de eventos "Ciclo de Debates 2020 - Pensando os Municípios", que tem o objetivo de promover um debate qualificado acerca da gestão municipal e as eleições deste ano. Serão sete encontros ao longo do ano, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Fipe, em São Paulo, com transmissão ao vivo. Inscreva-se.
Conexão Pública: CLP capacita servidores públicos de Itacoatiara e Limoeiro do Norte
Uma gestão pública competitiva é a que consegue entregar bons resultados para a população usando os recursos que tem disponíveis, e que muitas vezes são escassos. A partir deste conceito de competitividade, facilitadoras do CLP viajaram para Itacoatiara (AM) e Limoeiro do Norte (CE), onde capacitaram servidores e suas equipes na resolução dos principais desafios da gestão municipal. Esse é o objetivo do ‘Conexão Pública’, iniciativa do CLP – Liderança Pública, que tem o objetivo de criar uma mudança organizacional e desafiadora para o grupo de gestores. Conheça mais.
Como você enxerga o CLP?
Nos últimos tempos temos enviado cursos, artigos e podcasts relacionados às nossas causas. Mas para continuar entregando conteúdos de qualidade, e aumentar o nosso impacto, precisamos de você. Queremos entender como você enxerga o CLP. Por isso, contamos com a sua ajuda para responder uma breve pesquisa sobre nosso trabalho. Ela demora só o tempo de um cafezinho! Participe.
|
|
|
Como institucionalizar políticas públicas? E qual o papel da liderança?
O líder MLG e Diretor de Projetos Especiais na Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de Minas Gerais, Jonathan Henrique, fala neste artigo sobre o papel da liderança e da sociedade civil na criação e avaliação das políticas públicas. Para ele, é necessário que um gestor público saiba identificar as reais necessidades de seus programas e projetos, e assim, assuma um papel de líder. Leia.
Reformas do Estado para inibir a fuga de cérebros
O que será da ciência e da pesquisa no Brasil? Redução de investimentos na área da ciência colocam o trabalho de pesquisadores em xeque. O advogado e líder MLG, Tadeu Saravalli, reafirma neste artigo para o Blog do MLG, no Estadão, a necessidade de reformas que consigam manter o desenvolvimento de pesquisas no Brasil, assim como os próprios pesquisadores. Segundo ele, estamos perdendo pessoas capazes de contribuir para o país. Leia.
|
Compartilhe a sua opinião com o CLP
Quer compartilhar a sua opinião sobre conteúdos, oportunidades, ou temas que gostaria de ver na nossa newsletter? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@clp.org.br ou respondendo a este e-mail.
Receba a newsletter por Whatsapp
Quer receber as últimas análises políticas, notícias da gestão pública e o que acontece no CLP também por WhatsApp? Clique no botão abaixo e mande uma mensagem.
|
|
|
|
|
Enviado por CLP - Liderança Pública
contato@clp.org.br
Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.
• |
|
|
|
|